Fechar
GP1

Piauí

Cartório Naila Bucar reabre na próxima segunda-feira

A interdição realizada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) acontece após a tabeliã responsável, Lysia Bucar, deixar de repassar entre abril de 2010 e março de 2016, cerca de R$ 23 milhõ

O Cartório Naila Bucar, do 2º Ofício e Registro de Imóveis de Teresina, está fechado e só deve ser reaberto novamente na próxima segunda-feira (6). A interdição, realizada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), aconteceu após a tabeliã responsável, Lysia Bucar, deixar de repassar entre 2010 e 2016, cerca de R$ 23 milhões que eram destinados ao TJ.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Cartório Naila Bucar(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Cartório Naila Bucar
Uma decisão já tinha determinado a saída de Lysia e na terça-feira (31), cerca de 100 funcionários foram impedidos de trabalhar. A Corregedoria de Justiça colocou uma nova equipe, comandada por Rayone Queiroz, que é a nova tabeliã responsável até a finalização de concurso público, além de Ícaro Matos como o tabelião substituto.

Rayane assumiu após Maria do Amparo Portela Leal de Araújo desistir de ser a interventora interina do Cartório Naila Bucar. Ela alegou "absoluta impossibilidade de exercer aludido encargo".

Em entrevista ao GP1, Ícaro Matos, tabelião substituto e que faz parte da equipe de transição, explicou a decisão sobre o afastamento de Lysia e destacou que ainda não possuem funcionários suficientes para atender a demanda do cartório, pois Lysia Bucar não liberou os que estavam trabalhando para ela.

“A escolha da equipe foi feita pela Corregedoria. A Rayone foi escolhida porque é um nome conhecido, que tem um trabalho reconhecido e que vai ficar temporariamente aqui. Houve um problema no repasse da antiga tabeliã, que por isso foi retirada. Os funcionários do cartório eram funcionários dela, então não sei se ela vai dar baixa neles. Para nós, o máximo de funcionários que trabalhavam por ela, que pudermos admitir, melhor. Já havíamos pedido uma lista dos funcionários, com função e salários e isso não foi repassado, mas nós queremos sim poder contar com eles, mas no momento eles são funcionários dela, que não nos passou uma posição sobre isso. Estamos trabalhando para tentar conseguir uma equipe”, explicou Ícaro.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Ícaro Matos é tabelião substituto(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Ícaro Matos é tabelião substituto
O fechamento do cartório pegou alguns populares de surpresa, que foram informados através de um cartaz anexado na porta de que o retorno do funcionamento será na próxima segunda-feira (6). O cliente Dionísio Moura disse ter ficado chateado com o fechamento, mas que entendia a decisão da justiça.

“Eu vim aqui pegar uma certidão, eu até tinha ouvido falar sobre isso, mas eu vim conferir. Eu acho que a decisão é justa, eu acho errado esse negócio de fazer do cartório um negócio particular, tem que ter fiscalização, uma equipe que possa averiguar para que as coisas sejam feitas corretamente. Então eu até entendo”, afirmou em entrevista ao GP1.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Dionísio confere cartaz sobre fechamento do cartório(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Dionísio confere cartaz sobre fechamento do cartório
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1 Ícaro explica para clientes o motivo do fechamento(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1) Ícaro explica para clientes o motivo do fechamento
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Cartaz no Cartório Naila Bucar(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Cartaz no Cartório Naila Bucar
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Portaria da Corregedoria sobre mudanças no cartório(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Portaria da Corregedoria sobre mudanças no cartório


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.