Fechar
GP1

Piauí

Desembargador Erivan Lopes recebe reivindicações da OAB

A reunião, convocada pela OAB, visou a entrega de relatórios confeccionados por membros das subsecções.

O presidente da Ordem dos Advogados do brasil – Secção Piauí, Chico Lucas, membros da diretoria da OAB e representantes de subsecções do interior do Estado tiveram reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes, acompanhado do juiz auxiliar Antonio Francisco Oliveira.

A reunião, convocada pela OAB, visou a entrega de relatórios confeccionados por membros das subsecções, frutos de observações colhidas pela Ordem nos mais diversos pontos do Estado.

Situações detalhadas e acrescidas de outras demandas vindas de Parnaíba, Oeiras, Floriano, São João do Piauí, Corrente, Bom Jesus, Picos e Campo Maior foram entregues em mãos ao desembargador Erivan Lopes, que designou o respectivo protocolamento e encaminhamento. “Os advogados são atores essenciais no processo judicial, e devido a sua onipresença nas comarcas devem funcionar também como fiscais e estar sempre aptos a tecer de forma construtiva críticas que venham a aperfeiçoar e melhorar a prestação de serviço da Justiça”, lembrou o desembargador presidente.
Imagem: Divulgação/AscomDesembargador Erivan Lopes recebe reivindicações da OAB(Imagem:Divulgação/Ascom)Desembargador Erivan Lopes recebe reivindicações da OAB

Ainda no ensejo da reunião, o desembargador Erivan Lopes elencou algumas medidas que, a curto e medio prazos, terão reflexos na melhoria das condições de operadores do Direito e jurisdicionados, em sua grande maioria no interior do Estado.

O presidente do TJ assinalou como uma das principais metas de sua administração a reorganização judiciária das comarcas, seguindo a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de não comprometer a prestação jurisdicional em detrimento da mão-de-obra.
Outro ponto salientado pelo presidente foi a entrega de novas unidades judiciais no interior, começando pela Comarca de Oeiras, no próximo mês de agosto. O desembargador Erivan Lopes chamou a atenção para as ampliações em bloco, que passaram a figurar nos padrões dos fóruns em construção, já seguindo determinação do CNJ. Desta forma, as casas da Justiça podem ser ampliadas de acordo com a necessidade de criação de novas varas e juizados.

Processo Judicial Eletrônico e Vara Agrária

O presidente do TJ-PI também anunciou em primeira mão aos advogados presentes o início do treinamento para a chegada do Processo Judicial Eletrônico (Pje) na varas de família, o que será de extrema funcionalidade aos operadores do Direito. O desembargador Erivan Lopes anunciou também a elevação de entrância da Vara Agrária e sua transferência para Teresina, aumentando seu leque de abrangência para litígios que também ocorrem no norte do Estado e até mesmo no litoral.

Por fim, o presidente do TJ-PI falou sobre a criação de novos centros de solução de conflitos, mediante a observação de mediadores aptos a realizar conciliações, sendo inclusive meta já estabelecida pelo CNJ desde o último Justiça em Números.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.