Fechar
GP1

Piauí

Floresta fóssil de 270 milhões de anos é encontrada no Piauí

O “Sítio Paleobotânico São Benedito” fica localizado na cidade de Altos.

  • Foto: Divulgação/UFPIFloresta fóssil de AltosFloresta fóssil de Altos

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram uma floresta fóssil no município de Altos, a cerca de km de Teresina, capital do Piauí. Foram encontrados cerca de 70 troncos de árvores fossilizadas há mais de 270 milhões de anos.

A floresta fóssil de Altos é a segunda encontrada no Piauí. De acordo com um estudo publicado na revista “Pesquisa em Geociências”, reforça a tese de que parte da região Nordeste era coberta por uma densa floresta de árvores de grande porte, parentes de pinheiros e araucárias.

Denominado “Sítio Paleobotânico São Benedito”, a floresta fóssil apresenta vasta quantidade de troncos gmnospérmicos de grande porte da Formação Pedra de Foco, do período Permiano. As plantas fossilizadas possuem caules de até 1,80 m de diâmetro estão localizadas a 19km da cidade de Altos.

Pesquisadores acreditam que ainda há material no local que não foi descoberto. “Estima-se que a quantidade de troncos fósseis possa ser ainda maior. Esses são encontrados em sua maioria na posição horizontal, rolados no solo, visivelmente sem ramos ou outros órgãos vegetais conectados", afirma a pesquisa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.