Fechar
GP1

Piauí

Horário de Verão começa nesse domingo em três regiões do Brasil

O objetivo do governo federal é fazer com que haja mais economia de energia elétrica durante esse período.

O horário de verão irá começar neste domingo (15) a partir da meia noite e vai vigorar até 17 de fevereiro de 2018 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Apesar do Piauí não ser atingido pela mudança, alguns serviços no Estado são afetados, como os bancos, assim como aplicação de concursos em âmbito nacional que funcionam de acordo com o horário de Brasília.

O objetivo do governo federal é fazer com que haja mais economia de energia elétrica durante esse período. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no ano passado, o horário de verão gerou uma economia de R$ 159,5 milhões.

A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia, mas como a economia não tem sido como se esperava, o governo cogitou acabar com o horário de verão. Entretanto, o país passa por mais um ano de chuvas fracas que reduziram o armazenamento de água nas represas das hidrelétricas e o governo vem adotando medidas para garantir a oferta de eletricidade, por isso mesmo que pequena a economia de energia proporcionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.

No caso do Piauí, alguns atendimentos são adiantados uma hora. Então em relação aos bancos o horário agora vai de 9h às 15h. Quem for viajar também precisa ficar atento com os horários de embarque e de conexões impressos nos bilhetes aéreos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.