Fechar
GP1

Piauí

Hemopi realiza campanha em alusão ao Dia do Doador de Sangue

O Hemopi realizou uma solenidade para agradecer doadores que fizeram mais de 40 doações em 2017

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste sábado (25), o Hemopi realizou na última sexta-feira (24), uma solenidade para agradecer doadores que fizeram mais de 40 doações em 2017. Foram homenageados também doadores que passaram seu aniversário no Banco de Sangue e parceiros que ajudam nas coletas externas e internas.

“É um momento mais do que oportuno que a gente pode agradecer a esses homens e mulheres que em durante todo o ano dedicam parte do seu tempo a esse grande ato, que além de tudo representa solidariedade e cidadania, que é a doação de sangue”, declarou Jurandir Martins Filho, diretor do Hemopi.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HemopiHemopi

O diretor vê a campanha como uma maneira de conscientizar as pessoas. “É um momento também que a gente pode conscientizar a população do Piauí, aqueles que ainda não são doadores, a cada vez mais ter no Hemopi um parceiro nessa luta, nessa corrente do bem”, disse.

O Hemopi é um único hemocentro do Piauí e atende a rede pública e privada nos 224 municípios do estado.

Cerca de 20% dos candidatos à doação estão inaptos para doar

Segundo o diretor do Hemopi, 20% dos candidatos à doação estão inaptos para doar e esse número é esperado por conta das avaliações feitas antes de ser efetuada a coleta de sangue. “Esse número de um quinto da população candidata a doação tornar-se inapto para doar é um número que a gente considera esperado devido aos próprios critérios de avaliação que a gente faz pré-coleta de sangue, que são critérios determinantes até pela própria legislação sanitária vigente”, disse.

  • Foto: Divulgação No Piauí, 19% das pessoas que se dirigem ao Hemopi estão inaptas para doar sangue. No Piauí, 19% das pessoas que se dirigem ao Hemopi estão inaptas para doar sangue.

Triagem

Jurandir Martins explicou ao GP1 como se dá a triagem médica feita nos hemocentros brasileiros. “O passo a passo da doação de sangue requer primeiro um cadastro, em que o paciente é identificado por um documento oficial com foto, para ter a certeza do cadastro do doador.”

“Depois tem uma pré-triagem, que é a triagem hematológica, que a gente avalia se o paciente está anêmico ou não. Esse já é o primeiro critério que barra os doadores inaptos. Depois tem uma triagem médica, em que o profissional avalia os hábitos de vida, uso ou não de bebidas alcóolicas, uso de drogas, uso de medicamentos, manifestação de doenças sexualmente transmissíveis ou não, no sentido de tornar-se com que esse candidato à doação não possa doar o sangue para que essa possível bolsa e sangue não cause um problema maior para aquele paciente que irá receber”, informou.

  • Foto: Thais Souza/GP1Jurandir MartinsJurandir Martins

Segurança transfusional

Segundo Jurandir, os critérios de avaliação são importantes para que o sangue estocado no Hemopi seja de boa qualidade. “Todos esses critérios utilizados vão de encontro com a segurança transfusional. Esses 19% de inaptidão prova que nós do Piauí fazemos o trabalho correto, avaliando criteriosamente os candidatos à doação e passando apenas aqueles doadores que tem sangue com menor potencial de risco”, disse.

“Temos a crença e que é melhor investir na qualidade deste sangue do que na quantidade”, concluiu.

Quem pode doar

É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores precisam da autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg e estar saudável e bem alimentado. É necessário portar documento oficial com foto.

Quem não pode doar

Grávidas, lactantes, pessoas que passaram por cirurgias cardíacas e quem teve hepatite após os 11 anos não podem ser doadores. Pessoas que sofreram de câncer, usuários de drogas e pessoas que tiveram relação sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses também não estão aptos a doar. Pessoas com doenças de Chagas, HIV, sífilis e hepatite também não podem ser doadores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.