Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias decreta emergência em barragem do Piauí

A prefeitura de Socorro do Piauí solicitou ao Governo, a liberação de recursos para a recuperação da barragem, tendo em vistas problemas na sua estrutura, que pode acarretar em tragédia.

O governador do Piauí, Wellington Dias, decretou situação de emergência nas áreas do município de Socorro do Piauí, onde está situada a Barragem Vale Verde por considerar anormal a estrutura atual da mesma, podendo acarretar em tragédias, principalmente nessa época onde aumenta a incidência de chuvas. O decreto nº 17.007, de 08 de fevereiro de 2017, foi publicado na última quarta-feira (08), no Diário Oficial do Estado.

Conforme a publicação, a Prefeitura Municipal solicitou ao Governo do Estado, a liberação de recursos para a recuperação da barragem, tendo em vista a Recomendação nº 03/2016 do Ministério Público do Estado do Piauí, solicitando que fosse elaborado urgentemente um Plano de Recuperação da referida, a fim de que seja evitada uma catástrofe, que poderia atingir vários moradores que residem próximo ao local. 

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Wellington DiasWellington Dias

O decreto levou em consideração ainda o Relatório de Inspeção Regular da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, no qual aponta a necessidade de recuperação com urgência da barragem, tendo em vista o início do período de chuvas previsto para os próximos dias, sendo necessário os serviços estarem concluídos para acumulação das águas oriundas dessas precipitações.

A não execução desses serviços em tempo hábil acarretariam em enormes prejuízos à segurança da população situada na região próxima à barragem, considerando que os problemas estruturais desta obra provocam a diminuição dos parâmetros de resistência do maciço de terra e consequentemente pode levar a instabilidade e provocar o deslizamento do talude (superfície inclinada), além do risco de rompimento e inundação das comunidades próximas.

O decreto tem vigência de 180 dias a contar da data de publicação. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.