Fechar
GP1

Piauí

Jacinto Teles destaca cursos de formação de agentes penitenciários

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) firmaram parceria para a oferta do primeiro curso de pós-graduação em gestão prisional no Brasil.

O diretor da Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen-PI), Jacinto Teles, falou nesta terça-feira (07), em entrevista ao GP1, sobre os projetos da academia e a parceria firmada entre a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para a oferta de curso de pós-graduação em gestão prisional destinada aos profissionais que atuam no sistema penitenciário.

“Nós já tínhamos a escola penitenciária desde 2007, mas não tinha uma ação sistematizada na formação, na qualificação, e eu assumi agora no governo Wellington com o compromisso de poder fazer algo diferenciado. Assumi uns projetos na área de inteligência, nós conseguimos em parceria com o Ministério da Justiça, fazer curso de inteligência aqui no Piauí e em seguida, conseguimos aprovar um projeto nosso, aqui no Governo do Estado e na Uespi de uma pós-graduação em gestão prisional e que está sendo referência no Brasil”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Jacinto Teles Jacinto Teles

Jacinto Teles ressaltou que é a primeira especialização no Brasil com abordagem na área de gestão prisional. “É a primeira pós-graduação para agentes penitenciários no Brasil, inclusive, estamos formando aqui o diretor da penitenciaria federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Ele é aluno nosso aqui no Piauí, de 15 em 15 dias. O curso é feito na própria Acadepen e ali nós temos diversos outros, está vindo agora oito estados do Brasil fazer curso aqui de negociador penitenciário. Temos outro curso muito conhecido, o de rastreamento fugitivo em área de mata. Nós temos professores daqui do Piauí, professores de fora, professores agentes penitenciários aqui a nível federal”, destacou.

  • Foto: Divulgação/AcadepenCurso de Rastreamento de Fugitivos em Área de mata em Bom JesusCurso de Rastreamento de Fugitivos em Área de mata em Bom Jesus

Jacinto afirmou ainda que já foi solicitado ao Ministério da Educação o reconhecimento da Acadepen como instituição de ensino superior. “Estamos com um projeto em Brasília no Ministério da Educação para sermos reconhecidos como instituição de ensino superior”, finalizou.

  • Foto: Divulgação/AcadepenCurso de RECAP na penitenciária de Bom JesusCurso de RECAP na penitenciária de Bom Jesus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.