Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias entrega ambulâncias para municípios do Piauí

Um ônibus totalmente equipado para coleta de sangue para o Hemopi também foi entregue pelo governador.

Thais Souza/GP1 1 / 9 Ambulâncias são entregues a hospitais do Piauí Ambulâncias são entregues a hospitais do Piauí
Thais Souza/GP1 2 / 9 Autoridades realizam entrega de ambulâncias para hospitais do Piauí Autoridades realizam entrega de ambulâncias para hospitais do Piauí
Thais Souza/GP1 3 / 9 Cícero Magalhães e vereadora Milana Vilarino Cícero Magalhães e vereadora Milana Vilarino
Thais Souza/GP1 4 / 9 Governador entrega ambulâncias para municípios do Piauí Governador entrega ambulâncias para municípios do Piauí
Thais Souza/GP1 5 / 9 Jurandir Martins Jurandir Martins
Thais Souza/GP1 6 / 9 Ônibus entregue ao Hemopi Ônibus entregue ao Hemopi
Thais Souza/GP1 7 / 9 Secretário Francisco Costa Secretário Francisco Costa
Thais Souza/GP1 8 / 9 Selene Fontenele Selene Fontenele
Thais Souza/GP1 9 / 9 Solenidade de entrega de ambulâncias no Karnak Solenidade de entrega de ambulâncias no Karnak

O governador Wellington Dias e o secretário de estado de Saúde, Francisco Costa, entregaram na manhã desta sexta-feira (07), durante solenidade no Palácio de Karnak, em Teresina, um ônibus totalmente equipado para coleta de sangue para o Hemopi e cinco ambulâncias para os hospitais dos municípios de Amarante, Bom Jesus, Canto do Buriti, Elesbão Veloso e São Miguel do Tapuio.

"Nós temos um programa que é de equipar a rede de saúde no Piauí. A gente faz isso em parceria com os municípios para garantir que a atenção básica tenha as condições de funcionamento. Aqui são ambulâncias para rede de hospitais que ainda estão com o Estado, mesmo aqueles que estão na fase para transferir para municípios, mas garantir os equipamentos e do outro lado me alegra também a unidade móvel para o Hemopi", comentou o governador.  

Para o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, o novo veículo vai ajudar a ampliar o acesso aos doadores de sangue de Teresina e do interior do Estado. “Com esse ônibus de coleta externa nós ampliaremos o acesso aos doadores de sangue tanto de Teresina como do interior do Estado. Atualmente, temos uma certa limitação para que possamos nos deslocar,  porque os locais eram vistoriados, deviam ser tecnicamente seguros dentro dos padrões sanitários, das normas de segurança e isso limitava muito o nosso trabalho. Com esse ônibus, a partir de agora, nós teremos mais condições de ir às periferias de Teresina, nos bairros e ter maiores parcerias com as entidades publicas e privadas que a gente tinha ate então, como também deslocar-se para as cidades do interior de norte a sul do estado”, disse.

De acordo com o secretário Francisco Costa, o governador se comprometeu a disponibilizar futuramente, mais ambulâncias para os hospitais dos municípios que estão sem nenhum veículo para remoção de pacientes. “Estamos procurando cada vez buscar a descentralização do serviço de saúde, mas por outro lado reconhecemos que em curto trabalho de tempo não vamos conseguir resolver tudo em todos os munícipios. Sempre vai existir a necessidade de alguns pacientes de maior complexidade ser transferidos para um local de referência, seja um hospital regional ou de alta complexidade na Capital Teresina. Então, isso é uma proposta nossa de ter um veículo adequado para fazer esse transporte. Aqui são cinco as quais são da rede estadual que estão recebendo. O governador também se dispõe em parceria com os municípios disponibilizar mais veículos para atender municípios que estão sem nenhuma viatura”, declarou.

“É com muita alegria que a gente recebe essa unidade móvel de saúde. É uma necessidade que nós temos, a demanda é grande, por dia nos precisamos fazer transferências para o nosso hospital de referência que é em Floriano, por sermos uma unidade de média complexidade e há essa necessidade, a gente está encaminhando alguns pacientes que estão em situação de emergência e urgência que nós ainda não estamos em condições de amparar e, nesse caso, a ambulância vem para nos ajudar em relação à transferência”, afirmou a diretora do hospital regional de Canto do Buriti, Selena Fontenele.  

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.