Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias vai decretar racionamento de água no Piauí

Romildo Mafra afirmou que a barragem de Piaus, que atende cerca de 40 mil pessoas da região, está apenas com 5% da sua capacidade.

O governador Wellington Dias (PT) estuda implantar racionamento de água para os municípios da região de Pio IX, que está em situação precária no seu abastecimento. O superintendente de Recursos Hídricos, Romildo Mafra, afirmou ao GP1 que a proposta foi feita nesta segunda-feira (5) durante reunião entre o governador, Presidente Nacional da Funasa, Rodrigo Sergio Dias, e prefeitos da região de Pio IX.

  • Foto: João AlbertReunião realizada no KarnarkReunião realizada no Karnark

Após relatos sobre a falta de água na região, foi apresentada a proposta de iniciar um racionamento de água. Romildo Mafra afirmou que a barragem de Piaus, que atende cerca de 40 mil pessoas da região, está apenas com 5% da sua capacidade. Amanhã será apresentado relatório final e o governador deverá decretar o racionamento.

“Hoje foi a reunião com os prefeitos da região e cada um fez o seu relato. Como estamos em uma comissão que o governador criou para investigar a situação dos municípios nessa questão crítica de água, então ficou acertado que terça-feira, amanhã, vamos nos reunir para apresentar relatório com sugestões ao governador. Uma das questões está definida, que é a questão do racionamento humano, nas cidades da região de Pio IX. A Agespisa terá que instalar hidrômetros onde não tem para se ter controle da água. Isso está mais ou menos definido, mas ainda temos discutir a forma como tudo irá acontecer”, explicou.

  • Foto: João AlbertGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

O superintendente Romildo Mafra afirmou que será feito relatório que informará como deverá ser feito o racionamento e como isso irá a ajudar a região com redução do consumo de água.

“Vamos apresentar ao governador, quais as cidades, que são em torno de 60, que estão em risco de abastecimento humano. Esse relatório final só estará pronto amanhã. Hoje foi mais a discussão. Ele quis ouvir os prefeito e os órgãos. Amanhã é que a comissão se reúne para apresentar ao governador os problemas e racionamento. Só amanhã vamos definir a forma como será feito o racionamento. Se temos uma cidade com consumo de 180 per capita, vamos definir o quanto isso irá baixar. Temos que fazer a projeção, se vai ser um racionamento de 10% ou de 30%. Tudo precisa ser feito com um estudo. A região de Pio IX é a mais crítica, sendo a cidade de Jaicós que está em pior situação. A barragem de Piaus, só tem 5% de sua capacidade, então é uma situação insuportável, então vamos discutir outras medidas como perfuração de poços e carros-pipas”, destacou.

  • Foto: João AlbertGovernador se reúne com prefeitosGovernador se reúne com prefeitos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.