Fechar
GP1

Piauí

Mais de 300 presos são liberados para Dia dos Pais no Piauí

De acordo com o secretário de justiça do estado do Piauí, Daniel Oliveira, a taxa de retorno é 97%, uma das maiores do Brasil.

Desde o dia 7 de agosto, 316 detentos que cumprem pena no sistema prisional do Piauí tiveram o benefício de saída temporária correspondente ao Dia dos Pais, e deverão retornar no dia 14 do mesmo mês. De acordo com o secretário de Justiça do estado do Piauí, Daniel Oliveira, 97% dos detentos retornam para o sistema prisional no Piauí, uma das maiores taxas do Brasil.

Conforme o secretário de Justiça, a autorização não é realizada de qualquer jeito, existe um procedimento para que os presos sejam beneficiados com a saída temporária. “A saída é um processo autorizada por lei, ela passa por um processo judicial e uma análise psicológica, isso não é feito de qualquer jeito. Essa análise faz uma filtragem. Não está dentro dos critérios detentos de alta periculosidade saírem. Só detentos de baixo risco social recebem esse benefício”, tranquilizou o secretário.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Daniel OliveiraDaniel Oliveira

Daniel Oliveira ainda revelou como é realizado o procedimento adotado quando algum preso não retorna da saída temporária. “Comunicamos ao juiz que expediu a autorização de saída dele, e ele é incluído no rol dos procurados da Secretaria de Justiça, da Polícia Civil e da Polícia Militar. Eu compreendendo que é um momento importante de ressocialização e restabelecimento de uma relação de confiança”, revelou.

No ano passado, 2016, foi concedido o benefício para 254 presos. Em 2017, da Grande Teresina 311 detentos foram beneficiados, além de cinco presos do interior do Estado.

Confira

Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira: 240

Casa de Apoio ao Semiaberto: 37

Penitenciária Feminina de Teresina: 26

Penitenciária Irmão Guido: 7

Penitenciária de Esperantina: 2

Penitenciária de Oeiras: 2

Casa de Custódia: 1

Picos Feminina de Picos: 1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.