Fechar
GP1

Piauí

Instituto Unibanco e Seduc promovem formação de gestores escolares

A formação, com duração de 16 horas por turma, reunirá cerca de 419 profissionais das escolas de Ensino Médio do Piauí.

O Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí promovem de 19 a 22 de setembro em Teresina o módulo I do curso Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA), voltado para a formação de diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino. A formação, com duração de 16 horas por turma, reunirá cerca de 419 profissionais das escolas de Ensino Médio do Piauí, nas quais é desenvolvido o programa Jovem de Futuro em parceria pela Seduc e Instituto Unibanco.

A formação ocorrerá no Hotel Blue Tree (Av. Marechal Castelo Branco, Nº 555, bairro Ilhotas), em Teresina, das 9h às 18h. As formações serão divididas por regionais.

O primeiro módulo do curso de formação tem por objetivo apresentar aos gestores os instrumentos necessários para a elaboração de um planejamento de ações para as escolas, a partir do aprofundamento do conhecimento sobre sua realidade e seus desafios e da análise de avaliações educacionais.

O planejamento é a etapa inicial do método Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA), implementado pelo Jovem de Futuro. Esse método visa dar instrumentos para os profissionais da educação para promoverem uma gestão escolar focada em resultados de aprendizagem e em uma atuação democrática. A proposta dialoga com a ideia de construção de processos internos nas escolas a partir da reflexão sobre o planejamento escolar. Depois da etapa presencial, o módulo 1 segue a distância, com início no dia 02/10.

Sobre o Jovem de Futuro

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros envolvendo 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes do Ensino Médio.

O Jovem de Futuro foi implementado no Piauí a partir de 2012, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Em 2017, cerca de 67 mil estudantes de 250 escolas de Ensino Médio Regular do Piauí participam do programa.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, fundado há 35 anos, é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Mais informações: www.institutounibanco.org.br.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.