Fechar
GP1

Piauí

Secretário de São Pedro do Piauí diz que adotou medidas do TCE

Fredson Leal Nunes solicitou direito de resposta em relação a matéria intitulada “TCE encontra alimentos estragados em escola de São Pedro do Piauí”, publicada nessa terça-feira (05).

O secretário municipal de Educação de São Pedro do Piauí, Fredson Leal Nunes, solicitou direito de resposta em relação a matéria intitulada “TCE encontra alimentos estragados em escola de São Pedro do Piauí”, publicada nessa terça-feira (05), que trata de irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em uma escola municipal, onde foram encontrados alimentos da merenda escolar estragados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

A situação foi detectada no Colégio Municipal Davina Veloso, onde foi realizada uma inspeção por uma equipe de auditoria da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) do TCE-PI, que emitiu um relatório, apontando as irregularidades e fazendo recomendações ao secretário e ao prefeito de São Pedro do Piauí, Júnior Bill.

Em nota, o secretário afirmou que a situação detectada na unidade de ensino é resultante da gestão anterior. “Incorrendo em erro a direção da unidade escolar por não ter dado o devido tratamento ao alimento, pecando por inércia, tendo agido imediatamente, após a visita técnica do TCE”, diz um trecho.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer os fatos em virtude da matéria publicada no portal GP1, intitulada "Merenda estragada é encontrada em escola municipal de São Pedro do Piauí".

Informamos que no dia 25 de Julho do ano em curso, o município de São Pedro do Piauí recebeu técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí para validação dos questionários aplicados nas áreas da Saúde e Educação no que se refere ao índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM.

A visita compreendeu a sede da Secretaria de Educação e o Colégio Municipal Davina Veloso, onde averiguaram as dependências da unidade (salas de aulas, sanitários, pátio, secretaria, cantina e deposito de merenda), tendo na oportunidade sido causa de elogio a sala de educação especial, utilizada para atendimento de alunos com problema no aprendizado no contraturno da atividade curricular.

Inobstante a isso, quando da verificação do depósito de merenda, os técnicos encontraram algumas inconsistências no armazenamento de alguns alimentos, tendo sido encontrados alguns invólucros de feijão com a validade extrapolada, contudo, todos incólumes, o que afasta qualquer eventual arguição de utilização dos mesmos no manejo da merenda.

Cumpre a atual gestão esclarecer que tal envoltório de feijão é resultante da gestão anterior, incorrendo em erro a direção da unidade escolar por não ter dado o devido tratamento ao alimento, pecando por inércia, tendo agido imediatamente, após a visita técnica do TCE.

Dito isto, renovamos nosso compromisso com a educação de qualidade, ressaltando que foram tomadas todas as medidas para atender a recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, e na oportunidade declaramos que somos responsáveis diariamente de fornecer alimentação para 2715 (dois mil setecentos e quinze) alunos do ensino regular e mais 606 (seiscentos e seis) do programa Novo Mais Educação, totalizando 3321 (três mil, trezentos e vinte e uma) lanches/refeições diárias, onde qualquer órgão fiscalizador bem como comunidade em geral pode comparecer as unidades escolares do município no horário de intervalo e será percebido que a qualidade da merenda servida atualmente melhorou consideravelmente.

Atenciosamente,

Fredson Leal Nunes

Secretário Municipal de Educação

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.