Fechar
GP1

Piauí

MP investiga dano ambiental causado por obra da Construtora Jurema

A portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Edgar dos Santos Bandeira Filho, no dia 5 de dezembro de 2017.

O Ministério Público do Estado do Piauí instaurou inquérito civil para investigar dano ambiental em obra da rodovia PI 391, onde foi construída galeria sobre o Riacho da Estiva de responsabilidade da Construtora Jurema. A portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Edgar dos Santos Bandeira Filho, no dia 5 de dezembro de 2017.

  • Foto: GP1Local onde houve dano ambientalLocal onde houve dano ambiental

Segundo a portaria, nos últimos anos o Riacho da Estiva vem sofrendo diversas agressões, seja pelo homem da região, seja pelo agronegócio com as fazendas perfurando poços tubulares profundos e explorando o lençol freático e por último com a obra da PI 391 onde foi alterado o curso do riacho enfraquecendo sua corrente, provocando seu assoreamento e retirando, consideravelmente, sua profundidade.

O promotor determinou envio de ofícios às secretaria municipal e estadual do Meio Ambiente informando sobre o possível dano ambiental, inclusive com cópia de representação e das fotos e vídeos que a acompanham.

As secretarias deverão ainda responder, no prazo de 10 dias, se foi expedida licença ambiental para a execução da obra e, em caso afirmativo, requerer cópia do procedimento de licença bem como, requerer que a referida secretaria realize a inspeção no local do suposto dano a fim de confirmar a existência do dano e meios necessários para sua reparação.

  • Foto: GP1Localidade onde houve dano ambientalLocalidade onde houve dano ambiental

O GP1 apurou que foi utilizado ainda um material inferior tipo regeto, que as árvores foram empurradas para os lados e retorcidas com as máquinas sem retirada posterior e que o aterro está desmoronando com as chuvas impedindo a subida dos peixes.

Outro lado

Procurado, na tarde desta segunda-feira (15), nenhum responsável pela empresa foi localizado para comentar a investigação. O GP1 está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.