Fechar
GP1

Piauí

Setrans confirma chegada de terceiro VLT até fim do mês em Teresina

O secretário dos transportes, Guilhermano Pires, confirmou que os trilhos devem chegar em quinze dias.

Está prevista para o fim do mês a chegada da última unidade de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Teresina. O secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires, confirmou que faltam apenas “alguns trâmites burocráticos” para que a nova unidade seja integrada no novo sistema metroviário da capital.

“A expectativa é que deva chegar nos próximos 15 dias. Já está pronto e agora só faltam alguns trâmites burocráticos mesmo em relação do transporte da composição, mas nos próximos 15 dias acredito que ele já vai estar em Teresina”, confirmou Guilhermano.

A Secretaria de Estado dos Transportes (SETRANS) pretende modernizar o sistema metroviário de Teresina revitalizando trilhos e reformando estações. Ainda de acordo com o secretário, a obra deve ser licitada no próximo ano.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Guilhermano PiresGuilhermano Pires

“Estamos agora com a troca dos trens pelos VLT’s e ainda este ano vai ser feita a licitação para a contratação do projeto base no executivo para a revitalização dos trilhos e reforma das estações. Acreditamos que se tudo correr bem, até no início do segundo semestre deve estar licitada já a obra”, afirmou.

“Para essa obra os recursos em parte já estão garantidos, em torno de 180 milhões que já estão depositados junto a Caixa Econômica, que serão suficientes para a primeira etapa do projeto de modernização”, continuou Guilhermano.

Teresina – Altos

Para a segunda etapa do projeto de modernização, a SETRANS pretende reformar nove estações a fim de que o moradores de Teresina e Altos possam transitar entre as cidades de metrô. O secretário explicou que aproveitaria trilhos existentes que passam pela zona rural da capital chegando até o município vizinho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Primeiro VLT de TeresinaPrimeiro VLT de Teresina

“Na segunda etapa da modernização do metrô haveriam a duplicação dos trilhos, a reforma ou construção de mais nove estações, uma nova ponte ferroviária sobre o rio Poti e também um viaduto na Avenida Higino Cunha. Paralelo a isso a secretaria ainda este ano, provavelmente, deverá lançar um edital para contratação do projeto para aproveitamento dos trilhos existentes até a cidade de Altos passando pelo bairro Gurupi, Vista Alegre, Taboca do Pau Ferrado e chegando a cidade de Altos”, explicou.

“O aproveitamento dessa via também com reforma dos trens antigos que foram tirados de circulação. Então reformaríamos os trens, faríamos as estações nessas localidades e integraríamos o metrô de Teresina até a cidade de Altos, fazendo essa conexão na Estação Boa Esperança. As pessoas viriam de Altos para a zona rural de Teresina, na Boa Esperança, fariam uma conexão no VLT até a Avenida Maranhão ano Shopping da Cidade”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.