Fechar
GP1

Piauí

Veja os horários e como vai funcionar a segurança no Enem no Piauí

Neste domingo (04) os candidatos do Piauí que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que ficar atentos aos horários em que os portões serão abertos e fechados.

Neste domingo (04), os candidatos do Piauí que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que ficar atentos aos horários em que os portões serão abertos e fechados, pois o horário de verão vai iniciar no primeiro dia de provas. O Governo Federal já decretou que o horário de verão não será adiado, sendo assim, é preciso seguir o horário de Brasília.

Confira os horários:

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília) - 11h (Piauí)

Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília) - 12h (Piauí)

Início das provas: 13h30 (horário de Brasília) - 12h30 (Piauí)

Saída permitida a partir das 15h30 (14h30 Piauí) sem o caderno de provas.

Saída liberada com o cartão de provas: 18h30 (horário de Brasília) 17h30 (Piauí)

Fim da prova: 19h (horário de Brasília) 18h (Piauí)

O que levar?

Caneta e documentos: Para fazer as provas é necessária caneta de tinta preta e material transparente e um documento oficial de identificação com foto. As opções de documento válidas são: carteiras de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia e identidade funcional. Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas como documentação, pois a identidade é solicitada dentro da sala de provas, onde o uso de aparelhos celulares não é permitido.

Cartão de Confirmação da Inscrição: É aconselhável que o candidato leve impresso o Cartão de Confirmação de Inscrição. Lá, estão o local de prova, opção de língua estrangeira escolhida, entre outras informações específicas de cada participante.

Itens proibidos: Não é permitido entrar na sala de prova com borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive e relógios, por exemplo); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Quem estiver portando qualquer item não permitido deve guardá-lo em um envelope fornecido pela organização.

Ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai reforçar a frota de ônibus de toda a capital nos domingos que serão aplicadas as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), 4 e 11 de novembro. No total, o sistema vai operar com 150 ônibus, o que representa 74% da frota.

Passe livre

Pelo 3º ano consecutivo, a Seduc entrega mais de 6 mil passes para os alunos de Teresina que prestarão o exame. Os cartões serão entregues com quatro passagens cada, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio e da 7º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ter recebido o cartão, o aluno tem que ter uma boa frequência e um bom desempenho, comportamentos que se esperam de um aluno que está se preparando para o Enem. Essa ação existe desde 2016 e garantiu destaque para o estado que, em 2016 e 2017, obteve a menor taxa de abstenção de todo o país.

Segurança

Major Audivam Nunes, comandante do Centro Integrado no Estado, explicou como o plano vai funcionar: “No domingo, a operação vai começar às 6h, quando vamos estar monitorando todos os locais de provas. Em cada um, terá um PM que informará sobre qualquer ocorrência. Se for necessário, vamos utilizar a aeronave da Polícia Militar. Já a delegacia móvel será instalada no local de maior concentração de candidatos, próximo a Uespi ou UFPI, ainda estamos definindo”, afirmou.

Segundo o plano, estarão disponíveis 512 agentes públicos, sendo um policial militar em cada ponto de aplicação de provas, viaturas extras e uma delegacia móvel.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.