Fechar
GP1

Piauí

Integrantes do MST armados com facões invadem jornal O Globo no RJ

O Globo divulgou uma nota afirmando que devido à quantidade de pessoas, os seguranças não conseguiram conter a ação do grupo.

Nesta quinta-feira (8), por volta das 5h30, o parque gráfico do jornal O Globo, localizado em Duque de Caxias no Rio de Janeiro, foi invadido por cerca de 400 integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST). A polícia foi acionada e conseguiu conter os manifestantes, mas o local foi alvo de depredações.

O Globo divulgou uma nota afirmando que devido à quantidade de pessoas, os seguranças não conseguiram conter a ação do grupo. Eles entraram no parque gráfico e em meia hora realizaram pichações em sofás, paredes, pisos e vidraças com mensagens políticas.

  • Foto: MSTManifestação dos membros do Movimento Sem TerraManifestação dos membros do Movimento Sem Terra

Eles ainda atearam fogo em pneus em um local que tinha o nome do portal, mas como era de metal, não ficou danificado. A polícia foi acionada e em meia hora o grupo foi contido e retirado do local. “Entre os manifestantes, que chegaram em dez ônibus, havia pessoas armadas com facões. O grupo parou no estacionamento para visitantes, de acesso livre, e invadiu o prédio. Os seguranças da empresa não impediram a invasão, devido à quantidade de pessoas”, disse O Globo em nota.

Já o MST afirmou que 800 mulheres participaram da ação e disse que o objetivo é denunciar a atuação da empresa sobre a instabilidade política brasileira, assim como a "articulação da Globo no processo do golpe" e a “perseguição ao presidente Lula, para inviabilizá-lo como candidato em uma eleição democrática". O ato faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra e também acontece em outros estados.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e Associação Nacional de Jornais (ANJ) também repudiam com veemência a invasão promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ao parque gráfico do jornal O Globo, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Confira a nota na íntegra:

“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiam com veemência a invasão promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST) ao parque gráfico do jornal O Globo, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Cerca de 400 integrantes do MTST ocuparam o local, levando baderna e vandalismo às instalações. Muitos dos manifestantes, armados com facões, fizeram pichações em vidraças, sofás, paredes e no piso do jornal, além de atearem fogo em pneus.

É inadmissível que um grupo, que se diz defensor de causas sociais, ameace e ataque profissionais e meios de comunicação que cumprem a missão de informar a sociedade sobre assuntos de interesse público.

Atos criminosos como este são próprios de grupos extremistas, incapazes de conviver em ambiente democrático, e não pautarão os veículos de comunicação brasileiros.

A ABERT, a ANJ e a ANER condenam o ataque e pedem às autoridades uma rigorosa apuração do fato, com a punição dos responsáveis, para que vandalismos como este não voltem a se repetir.

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Associação Nacional de Editores de Revistas E Associação Nacional de Jornais”

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.