Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o terceiro estado brasileiro com menor taxa de homicídio

O estudo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o Atlas da Violência 2018, divulgado nesta terça-feira (5), o Piauí é o terceiro estado com menor taxa de homicídio do país e o menor do nordeste. O estudo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Apesar de ter sido publicado em 2018, as informações são do ano de 2016. O Piauí ficou abaixo da média nacional, com 21,8 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto a taxa nacional foi de 30 mortes para cada 100 mil habitantes.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

Mesmo com Piauí apresentando um bom resultado quando comparado aos outros estados, nos últimos cinco anos houve um crescimento de 55% na taxa de homicídios no estado. O estado ficou entre os seis que mais tiveram o aumento no número de homicídios.

O estado de São Paulo teve a maior queda entre os anos de 2006 e 2016, cerca de 46%, passando assim a registrar 10,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Santa Catarina ficou em segundo lugar entre os estados com menor índice, registrando a marca de 14,2 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Alguns estados, ao contrário do Piauí, ultrapassaram a média nacional. O estado do Sergipe alcançou a taxa de 67,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Alagoas obteve a taxa de 52,4 e o Rio Grande do Norte com 53,4.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.