Fechar
GP1

Piauí

Projeto anula decreto que libera pesca durante o defeso no Piauí

A proposta será analisada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo o deputado piauiense Júlio César (PSD) como relator.

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto Decreto Legislativo que anula uma portaria do governo que permite a pesca de espécies consideradas exóticas no período do defeso, na região entre os estados do Piauí e Alagoas, que compreendem o Atlântico Nordeste Oriental. A proposta é do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento, sendo então proibida a pesca nesse período.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Seu Bernado, 60 anos de idade, desde os 11 anos vive da pescaImagem do pescador Bernado, 60 anos de idade, desde os 11 anos vive da pesca

Em dezembro de 2017, foi publicada uma portaria de conjunta dos ministérios do Desenvolvimento e do Meio Ambiente determinando que a pesca durante o período de defeso, entre os meses de janeiro e abril, será proibida apenas para espécies nativas, que então permitiria a pesca de espécies exóticas ou originárias de outras regiões, mesmo que elas estivessem no seu período reprodutivo.

A medida afeta boa parte do Nordeste, entre o Piauí e Alagoas, onde pode acabar prejudicando algumas espécies. O senador Cássio Cunha, na sua justificativa para o projeto, afirmou que essa medida do governo acaba tirando dele a responsabilidade de pagar o benefício do seguro defeso sempre que houver disponibilidade de alternativas de pesca nos municípios alcançados pelos períodos de defeso.

A proposta será analisada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo o deputado piauiense Júlio César (PSD) como relator.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.