Fechar
GP1

Piauí

SEMTAS disponibiliza programas de assistência social em Picos

A SEMTAS é um órgão municipal atrelado à prefeitura picoense que proporciona e cultiva variados programas e projetos de âmbito sóciocultural os quais atendem numerosa parcela de crianças e ad

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, fez breve apanhado dos programas e projetos desenvolvidos pela referida pasta e disponibilizados às comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade social nestes primeiros seis meses de 2018 no município picoaense.

De acordo com ela a SEMTAS, “é uma espécie de núcleo que gerencia variadas células com o intuito de promover o bem social a pessoas em situação de risco social elevado. São crianças, adolescentes, idosos e até mulheres grávidas inseridos nesse contexto. Para tanto, contamos com a colaboração do prefeito Pe. Walmir, o qual nos auxilia incondicionalmente”, explica a secretária.

A SEMTAS é um órgão municipal atrelado à prefeitura picoense que proporciona e cultiva variados programas e projetos de âmbito sóciocultural os quais atendem numerosa parcela de crianças e adolescentes locais. Para tocar seus projetos a SEMTAS promove uma divisão de órgãos em duas células fundamentais, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Assistência Social (CRAS).

  • Foto: Divulgação/AscomPrograma de Assistência Social em PicosPrograma de Assistência Social em Picos

Os referidos centros efetivam programas como o ‘Criança Feliz’, ‘Passe Livre Intermunicipal’, ‘Plano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, ‘Benefício de Prestação Continuada’, além de iniciativas voltadas para mulheres grávidas e idosos, como é o caso do programa de ‘Direitos da Pessoa Idosa’.

Cada um com sua característica e objetivos determinados, onde a intenção original se apresenta na forma de benefícios gerados junto à própria sociedade em si, posto que “quando nós conseguimos implantar algum tipo de programa em nosso município, estamos levando assistência à pessoas em situação de risco social elevado. Nosso intuito primeiro, por meio desses programas assistenciais é promover, diante da situação em que se encontra a pessoa atendida, seja ela criança, adolescente, idoso ou mulher grávida, dignidade, promover cidadania. É direcionar as mais diferentes formas de cidadania à pessoas às margens de direitos fundamentais às pessoa humana como saúde, educação, esporte, para que ela não perca sua dignidade e assim possa observar outras oportunidades”, esclarece Glória Saunders.

CRAS

Os Centros de Assistência Social (CRAS) objetiva a prevenção de situações as quais ocasionem riscos de vulnerabilidade social. Para tanto, desenvolve potencialidades, fortalece vínculos entre famílias, comunidades, assim como busca ampliar o acesso das pessoas a direitos essenciais ao homem, além de ser efetiva ferramenta na prestação de serviços socioassistenciais. Tais serviços são destinados a uma clientela específica, como é o caso de crianças, adolescentes e iodos, também com atenção especial à mulheres grávidas.

Em Picos o CRAS tem quatro sedes, as quais atendem diariamente crianças, adolescentes e idosos. Estão subdivididos em seus núcleos específicos visando oferecer assistência socioassistencial de forma sistematizada à toda sua clientela. Ambos estão espalhados pelos bairros Morada do Sol, Belo Norte, Parque de Exposição, Cohab e Pedrinhas. Tais ambientes estão subdivididos em núcleos que atendem crianças e adolescentes, além de idosos, cada um com sua característica própria, sendo que a atenção socioassistencial é a base de toda o atendimento disponibilizado pela SEMTAS.

CREAS

O CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, envolvendo um conjunto de profissionais e processos laborais os quais devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. Sua base visa o resgate da família por meio de ferramentas que capacitem seus integrantes.

Em Picos, o CREAS é uma das células de atuação ligada à SEMTAS, o qual está implantado em bairros distintos como Morada do Sol, Parque de Exposição e Belo Norte. As pessoas atendidas variam desde crianças à mulheres grávidas.

Um dos fatores destacados pela equipe da SEMTAS diz respeito ao cadastro único do Bolsa Família, processo pelo qual a pessoa se habilita a receber o referido programa. O referido cadastro é realizado pela SEMTAS. Segundo avisa a assistente social Karleide Sousa, o cadastro será realizado também no Piauí Shopping. Mas existem outros programas assistenciais que envolvem pelo menos 400 crianças e adolescentes distribuídos nas escolas picoenses. “O cadastro único está sendo feito na sede da secretaria, assim no CRAS do Parque de Exposição e Morada do Sol. O intuito é descentralizar e dar maior acesso à população, ambos com o cadastro do Bolsa Família e Assistência Social”, explica.

O CREAS também possui parceira com o Conselho Tutelar e Ministério Público local, “onde podemos denunciar qualquer tipo de agressão tanto a criança, adolescente, quanto a idosos. Esse é o intuito da parceria. Digo ainda que a prefeitura de Picos, através do prefeito Pe. Walmir nos dá total apoio em nossas atividades. O Pe. Walmir tem sido muito importante para darmos andamento nos projetos da SEMTAS”, afirma a secretária Glória Saunders.

Atividades desenvolvidas

As pessoas atendidas pela SEMTAS realizam atividades físicas e psicológicas diariamente. Explica Glória Saunders que existe uma equipe multidisciplinar dotada de suporte e aparato técnico orientando e acompanhando “toda uma clientela de crianças, adolescentes, idosos e mulheres grávidas, onde atendemos os mesmos adequadamente. Portanto, é uma gama de profissionais disponibilizados pela prefeitura municipal e orientados pela SEMTAS, cujo fim é oferecer condições dignas em benefício de uma melhor qualidade de vida ás pessoas atendidas”, pondera a secretária.

São atividades físicas como futebol, voleibol, dança e capoeira. Somando-se aí atividades culturais como oficinas de pintura e teatro.

“É importante salientar que para que criança participe plenamente das atividade oferecidas pela SEMTAS ela deve estar com seu calendário escolar atualizado, com frequência e tudo que envolve o calendário estudantil. Essa é nossa exigência. Devo salientar ainda que todas as atividades ofertadas pela SEMTAS são acompanhas por uma equipe multidisciplinar, desde preparador físico à nutricionista”, explica Glória Saunders.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003. O objetivo é contribuir junto a estados e municípios com o enfrentamento da fome e da pobreza. Também defende o fortalecimento da agricultura familiar país à fora. A iniciativa é do Governo Federal. O programa compra a produção direta de agricultores familiares, assim como das suas organizações, devidamente assentados pela reforma agrária. A compra dos produtos visa a estocagem e a distribuição dos mesmos nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Para que ocorra a distribuição dos produtos adquiridos do PAA é necessário a participação do município, onde o mesmo os destinará a entidades integrantes da rede socioassistencial, como é o caso do CRAS e CRESA picoense.

Nesse sentido, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, firmou parceria com o Governo Federal e garante a entrega de alimentos, adquiridos pelo PAA, à comunidades em situação de risco social. Exemplo disso, ocorreu no último dia 27 de julho, data em que foram doados alimentos à famílias necessitadas em bairros como Parque de Exposição e Morada do Sol.

“Esse é mais um programa socioassistencial que integramos cujo intuito é assistir pessoas em situação de vulnerabilidade social, como também insegurança alimentar-nutricional”, sublinha Glória Saunders.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos, funciona diariamente de segunda a sexta-feira no Centro Administrativo, localizado no início da Avenida Airton Sena, vizinho ao colégio Vidal de Freitas, entrada do bairro Ipueiras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.