Fechar
GP1

Piauí

Anvisa classifica Hemopi como baixo risco à saúde pública

O hemocentro piauiense atingiu a marca de 94,754% de conformidades atendidas seguindo o método de avaliação da agência reguladora.  

Após uma vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avaliar o risco potencial dos serviços hemoterápicos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) foi classificado como Médio Baixo Risco. O hemocentro piauiense atingiu a marca de 94,754% de conformidades atendidas seguindo o método de avaliação da agência reguladora.

O diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho, contou ao GP1 nesta sexta-feira (11) que a inspeção sanitária aconteceu em dezembro de 2018. A Anvisa analisa a segurança e qualidade na captação, triagem clínica e laboratorial do doador e receptor, coleta, estocagem e distribuição do sangue pelos hemocentros.

  • Foto: Thais Souza/GP1Jurandir MartinsJurandir Martins

“Nós conseguimos uma classificação satisfatória, com baixo risco à saúde pública e isso acontece devido a uma série de ações, de boas práticas que toda a equipe do hemocentro faz no decorrer do tempo. Só tenho que parabenizar a equipe, a todos mesmo que de uma forma ou de outra contribui para que o hemocentro continue a prestar esses excelentes serviços para a saúde do estado”, afirmou Jurandir.

O Hemopi é o único hemocentro do estado, sendo responsável pela distribuição de sangue para toda a rede pública e particular de saúde. Atualmente o Hemopi possui três núcleos regionais, sendo em Parnaíba, Picos e Floriano e outras 26 Agências Transfusionais em todo o estado. O hemocentro também possui um ônibus de coleta externa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HemopiHemopi

Durante 2018 o hemocentro passou por algumas mudanças, como na sala de coleta, que agora possui uma equipe multiprofissional treinada em todas as áreas. Houve também a criação do Comitê Transfusional, que é utilizado por profissionais de saúde em caso de dúvidas e para analisar pedidos de sangue para transfusão.

“Esses números só vem a consagrar essas boas ações que o hemocentro faz e dizer que cada vez mais o hemocentro está imbuído de praticar as ações corretas, de acordo com a legislação sanitária vigente, se adequando sempre às normativas no intuito maior de prestar esse serviço com excelência, porque essa é a nossa missão”, concluiu o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.