Fechar
GP1

Piauí

Governo lança 2º edição do guia 101 Motivos para se Orgulhar do Piauí

O coordenador de Comunicação, Allisson Bacelar, explicou que o guia tem como objetivo mostrar as pessoas que dão orgulho para o estado, bem como destacar o que o Piauí tem de melhor.

O que há de melhor no Piauí? O Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom) lançou no dia 19 de outubro a segunda edição da publicação 101 Motivos para se Orgulhar do Piauí. O livro reúne uma série de comidas típicas, personalidades e pontos turísticos do estado.

Em entrevista ao GP1 nesta quinta-feira (24), o coordenador de Comunicação, Allisson Bacelar, explicou que o guia tem como objetivo mostrar as pessoas que dão orgulho para o estado, bem como destacar o que o Piauí tem de melhor.

“Essa é uma publicação que a gente quis reunir vários aspectos do estado na área de cultura, gastronomia, turismo, pessoas que nos dão orgulho pelos feitos que tiveram, pelas ações que elas fazem e que se destacam. O piauiense é um povo bem caloroso para receber as pessoas e se alegrar com a alegria dos outros”, afirmou.

Mais que 101 motivos

Allisson destacou que há mais de 101 motivos para se orgulhar de ser no Piauí. A Ccom quer fazer também outras edições futuramente.

“São vários motivos para que a gente possa ver e se orgulhar de características que o piauiense tem, que o Piauí tem e que a gente pode mostrar, vender e se orgulhar de verdade quando a gente está falando disso. Para que ninguém ache que não tem motivos, ou para que as pessoas não fiquem em dúvidas no que contar, a gente organizou esses 101 motivos, mas a gente sabe que tem muito mais”, destacou.

Divulgação

O guia 101 Motivos para se Orgulhar do Piauí está disponível online. A Ccom também vai distribuir o livro físico nos pontos turísticos da capital, como no Mirante da Ponte Estaiada, Centro de Artesanato, Encontro dos Rios, no Palácio de Karnak e na própria Coordenadoria de Comunicação.

Motivos

Dentre os motivos para se orgulhar do nosso estado elencados na publicação, está a Cajuína, que é considerada Patrimônio Histórico Brasileiro pelo Iphan. A bebida artesanal produzida do caju é destaque na voz do cantor Caetano Veloso, que em homenagem a Torquato Neto escreveu o verso “a cajuína cristalina em Teresina”.

O poeta, compositor, cineasta e jornalista Torquato Neto também é destaque no 101 Motivos para se Orgulhar do Piauí. Torquato, juntamente com Caetano, participou do movimento tropicalista.

Uma curiosidade que está na publicação é o fato da bomba, aquele salgado de presunto e queijo, ter sido criado no Piauí. Foi a cozinheira Marlene Ferreira que produziu o salgado em 1980 e desde então virou mania entre os piauienses.

O livro destaca ainda a Orquestra Sanfônica São Dominguinhos, criada pelo sanfoneiro Ivan Silva em 2013, ano da morte do cantor Dominguinhos. O Piauí conta também coma Procissão das Sanfonas, organizada pela Colônia Gonzaguiana no estado há mais de dez anos.

As cachoeiras e parques nacionais como Serra da Capivara e Sete Cidades também são destaque entre os 101 Motivos. O Festival Ópera da Serra da Capivara e o Piauí Praia Acessível, onde pessoas com deficiência física têm acesso às praias, também estão no livro.

Confira o guia 101 Motivos para se Orgulhar do Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.