Fechar
GP1

Piauí

Criança diabética implora por regularização de insulina no Piauí

“Insulina é vida (...) têm pessoas diabéticas (...) que não têm dinheiro para comprar insulina (...) Por favor, governador, do fundo do meu coração, por favor, nos dê insulina”, pede Ana Luís

A Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip) denunciou no último domingo (28), que há 40 dias os diabéticos do Estado estão sem receber insulinas e outros medicamentos, que são distribuídos pela Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais. A entidade está realizando uma campanha para que o Governo regularize a situação.

Um dos portadores de diabetes é a pequena Ana Luísa, de 8 anos, que é insulinodependente há 5 anos. Ela gravou um vídeo, que foi publicado no instagram da Adip, implorando pela regularização do medicamento.

“Insulina é vida (...) têm pessoas diabéticas (...) que não têm dinheiro para comprar insulina (...) Por favor, governador, do fundo do meu coração, por favor, nos dê insulina”, pede Ana Luísa.

Reunião

Segundo a Adip, na segunda-feira (29), foi realizada uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. Na opotunidade, ele informou que os secretários de saúde de todos os estados do Nordeste fizeram um acordo pra trabalhar juntos para compartilhar os registros de preços de medicamentos, aproveitar fornecedores e, em casos de falta de medicamentos, usufruir do estoque de outro estado.

Para Florentino neto, esta pactuação consolidada vai favorecer toda a população, tanto para agilizar o processo de compra de medicamentos, como para pegar emprestado de outros estados, em caso de faltas (sistema de consórcio).

O secretário se comprometeu ainda a reunir-se com os farmacêuticos responsáveis pelas regionais do estado para debater sobre a futura descentralização da dispensação de medicamentos (atualmente, só ocorre na capital) e criação de seis pontos para realizar a dispensação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.