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Lean Educacional é implantado em Parnaíba e Teresina

A ação, que integra o Programa SENAI Mais Produtivo é de iniciativa do Departamento Nacional.

O SENAI/PI prossegue com as ações de Implantação do Lean Educacional com o objetivo de aumentar a produtividade dos alunos nos laboratórios práticos da instituição, por meio da melhoria da eficiência do processo ensino/aprendizagem. A ação, que integra o Programa SENAI Mais Produtivo, iniciativa do Departamento Nacional, é voltada para os trabalhos desenvolvidos pelo CFP Candido Ataíde, em Teresina e CFP José de Moraes Correia, de Parnaíba.

A proposta fundamental é a aplicação de soluções simples, de baixo custo, usando os recursos da própria Unidade Operacional para alcançar resultados rápidos que resultem em ganho de produtividade do ensino nas aulas praticas nos laboratórios do SENAI/PI.

  • Foto: Divulgação/AscomLean Educacional é implantado em centros do SenaiLean Educacional é implantado em centros do Senai

Para o consultor Lean do SENAI/PI Paulo Sérgio de Sales Pires, esta semana, no período de 13 a 17 de maio, está sendo realizado o treinamento do lideres envolvendo todas as Unidades Operacionais do SENAI/PI, tendo em vista que o processo será executado em todas as áreas das Unidades do Departamento Regional do Piauí.

A implantação ocorrerá de maio a outubro de 2019 na área de Vestuário em Parnaíba e Teresina, e a partir de outubro de 2019 a expansão para as áreas Automotivas e de Alimentos.

“A implantação do Lean Educacional tem sido um sucesso em todo o Brasil, e os resultados do Piauí no primeiro momento executado na área de Metalmecânica foram excelentes, onde houve uma diminuição muito significativa de movimentação dos alunos nas aulas praticas e diminuição das atividades que não agregam valor ao processo do ensino aprendizagem, aumentando as atividades que agregam valor ao ensino, consequentemente impactando direto no aumento de produtividade do aluno nas aulas praticas”, destaca Paulo Pires.

Segundo ainda o consultor, o trabalho nas duas unidades resultou em uma ampliação do numero de alunos por turma, pois o estudo realizado garantiu um balanceamento adequado no processo das aulas praticas diminuindo desperdícios como retrabalho, movimentação, transporte, espera, excesso de processamento, garantindo ao aluno mais tempo em atividades que agregam valor ao ensino.

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