Fechar
GP1

Piauí

UFPI vai realizar consulta para escolha de reitor e vice-reitor

A maioria dos membros do Conselho Universitário da instituição decidiu consultar a comunidade acadêmica (professores, servidores e estudantes), mesmo esse processo agora sendo facultativo.

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu que a instituição vai realizar consulta à comunidade acadêmica no dia 12 de agosto, como parte do processo para a escolha de reitor (a) e vice-reitor (a). A decisão foi tomada em uma reunião por videoconferência nesta terça-feira (16), e anunciada por meio de um comunicado no site oficial da UFPI.

Por 23 votos a 16, a maioria dos membros do conselho decidiu consultar a comunidade (professores, servidores e estudantes), mesmo esse processo agora sendo facultativo. Atualmente, segundo a legislação, é obrigatória somente uma votação no Conselho Universitário, que resulta na elaboração da lista tríplice para ser enviada para escolha final do Ministério da Educação até 18 de setembro. O Consun não é obrigado a seguir o que for escolhido pela comunidade acadêmica.

O Conselho Universitário deve realizar outras reuniões para fechar outras definições desse processo, como a escolha da modalidade da consulta à comunidade, se ela se dará por internet via o sistema Sig Eleição, por drive thru ou, eventualmente, de maneira presencial. Também deve ser definida a comissão eleitoral, os regimentos da consulta dentre outros pontos.

A gestão do atual reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e da vice-reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, encerram em 18 de novembro de 2020.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.