Fechar
GP1

Piauí

Chuvas deste ano foram 43% acima da média no Piauí, diz Semar

De acordo com a Semar, a umidade relativa do ar está caindo e a tendência é de tempo seco nos próximos dias.

Com a chegada do mês de junho e o fim do período chuvoso, a umidade relativa do ar está caindo com tendência de ficar ainda mais baixa nos próximos dias no Piauí.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estamos entrando na estação mais seca do ano que vai de junho até o mês de novembro, período marcado por temperaturas elevadas no Piauí.

A meteorologista da Semar, Sônia Feitosa, explica que neste ano o Piauí teve uma vantagem comparativa no que se refere às chuvas do ano passado, esse ano choveu mais.

“Neste ano tivemos uma situação mais favorável comparada ao ano anterior. Em 2019 tivemos um índice normal de chuva, mas, nestes primeiros meses, de janeiro e junho de 2020, já registramos um índice de 43%, um valor bem a cima da média que contribui muito para a redução dos focos de calor”, afirma Sônia Feitosa, meteorologista da Semar.

Queimadas

Na estação seca, o Piauí é marcado por recorrentes queimadas principalmente nos meses de setembro e outubro quando a umidade relativa do ar atinge valores muito baixos. A região do Piauí com a seca mais grave nesse primeiro semestre do ano foi a extremo sul, que fica na divisa com o estado da Bahia.

Apesar de que o último período chuvoso deste ano apresentou chuvas acima da média contribuindo para a redução de focos de calor, com a escassez das precipitações, sobretudo no período chamado de BR-o-Bró, os cuidados com queimadas devem ser redobrados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.