GP1

Piauí

Nova Maternidade de Teresina está 60% concluída

O governador Wellington Dias visitou as obras que devem ser entregues no segundo semestre deste ano.

O governador Wellington Dias visitou, nesta quinta-feira (14), a obra da nova maternidade de Teresina, que já está com 60% dos serviços executados e deve ser concluída no segundo semestre de 2021. A maternidade é construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e será considerada a maior referência neonatal do Piauí.

Esse centro recebe investimentos na ordem de R$ 135 milhões e vai desafogar as demais maternidades do Piauí, com estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco, além de receber o maior investimento em um equipamento de saúde pública dos últimos anos no estado.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias acompanha avanço das obras da nova maternidade de Teresina
Wellington Dias acompanha avanço das obras da nova maternidade de Teresina

“Os investimentos são oriundos do esforço da bancada federal e Ministério da Saúde, mas também de contrapartida do Governo do Piauí. Será uma unidade moderna, que garantirá o atendimento para crianças e mulheres de toda a rede materno infantil do Piauí. Tem maior capacidade de atendimento e já estamos na fase de organização dos equipamentos, que serão modernos e adequados”, disse Wellington Dias.

A nova unidade de saúde terá 286 leitos, 115 desses destinados à terapia intensiva, com 20 unidades de UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além disso, mais 45 leitos de cuidados intermediários e 20 leitos intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, que permite que a mãe fique mais próxima do filho.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a nova maternidade será uma das maiores do país. “Teremos mais de 280 leitos, UTI materna, UTI neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários na modalidade tradicional e canguru, centro de parto normal, área de internação, um centro moderno de diagnóstico e ainda um templo ecumênico, que já começou a ser construído”, pontuou o gestor.

Para Rafael Fontelles, secretário de Estado da Fazenda, a unidade é uma obra símbolo do PRO Piauí. “É um investimento de grande magnitude e de tamanha importância para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. É a obra mais importante dos últimos 30 anos e com ela estaremos melhorando o IDH e reduzindo a mortalidade”, afirmou o gestor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.