Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Nouga Cardoso solicita à Controladoria pagamento dos estagiários da Semec

De acordo com Nouga Cardoso, a solicitação será analisada pela Controladoria que em seguida enviará para a tesouraria da Secretaria Municipal de Finanças.

O Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, assinou nesta terça-feira (26), a solicitação de pagamento referente ao mês de dezembro dos estagiários que atuam junto à SEMEC. A solicitação foi enviada para a Controladoria Geral do Munícipio.

De acordo com Nouga Cardoso, a solicitação será analisada pela Controladoria que em seguida enviará para a tesouraria da Secretaria Municipal de Finanças efetuar o pagamento.

Foto: Lucas Dias/GP1Nouga Cardoso
Nouga Cardoso

“Compreendemos a situação dos estagiários, que têm todo o direito de reivindicação e merecem o justo pagamento. Entretanto, é importante observarmos que a gestão que hoje atua na Prefeitura de Teresina assumiu no dia primeiro de janeiro de 2021. Até aqui, tem sido o tempo para que possamos ver a situação financeira do município, a fim de buscarmos o equilíbrio”, disse o secretário.

Junto com a solicitação de pagamento do mês de dezembro, o secretário pede também o pagamento do restante das férias.

“É preciso enfatizar ainda que os recursos destinados para o pagamento dos estágios não são de transferência do Governo Federal. São oriundos da arrecadação municipal. Portanto, era necessário todo o conhecimento antes da concretização do pagamento pela Secretaria de Finanças”, acrescenta Nouga Cardoso.

Protesto no Palácio da Cidade

Os estagiários da rede municipal de ensino de Teresina realizaram uma pequena manifestação em frente ao Palácio da Cidade, na manhã desta terça-feira (26), cobrando o pagamento das bolsas referentes ao mês de dezembro que até esta data não caiu na conta.

Em entrevista ao GP1, Felipe Denson, que é estagiário, afirmou que o secretário de finanças Robert Rios já havia comunicado que os contratos realizados pela gestão de Firmino Filho ocorreram de maneira ilegal e que, portanto, não seria possível dar continuidade aos pagamentos de cerca de 400 estagiários.

“Está chegando a dois meses agora, pois o mês de dezembro nunca caiu. A única posição que a gente recebeu foi do secretário Robert Rios. Ele veio com o argumento de que os nossos contratos teriam falhas e seriam ilegais, que o prefeito anterior teria firmado de forma ilegal, retirando a responsabilidade dele e da atual gestão de estar fazendo esses pagamentos. O que a gente está buscando hoje do prefeito Dr. Pessoa ou do Robert Rios é uma posição quanto à data e ao valor a ser pago”, pontuou.

A previsão é de que o pagamento seja devidamente efetuado até o final deste mês de janeiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.