Fechar
GP1

Piauí

Naiara Moraes defende ações frente à morosidade do Poder Judiciário

A ressalva foi feita durante debate realizado pela TV Band Piauí, nessa terça-feira (16).

A candidata à vice-presidente da OAB-PI pela Chapa 1 - OAB de Verdade, Naiara Moraes, destacou a necessidade de ações efetivas da OAB em relação à morosidade do Poder Judiciário, uma das queixas principais da advocacia piauiense. A ressalva foi feita durante debate realizado pela TV Band Piauí, nessa terça-feira (16).

Foi a primeira vez que uma emissora realizou a dinâmica com vices que disputam vaga para Seccional Piauí, além do que, neste pleito todas são mulheres.

Foto: Divulgação/AscomNaiara Moraes
Naiara Moraes

Dentro da rodada de perguntas, ao ser questionada pela advogada Daniela Freitas, da Chapa 3, sobre o tema morosidade na justiça e o impacto na advocacia, Naiara ressaltou que as ferramentas atuais não são efetivas no cumprimento do interesse da advocacia. "Iremos realizar a implantação de uma plataforma para agilizar o andamento processual, em que o advogado e advogada que tiver com o processo parado, poderá contatar a OAB. Além disso, também criaremos uma plataforma de acompanhamento dos números do Poder Judiciário. Temos proposta efetiva para recebimento de alvarás e de RPV", disse a advogada que acrescentou ainda em sua fala o movimento "Onde estão os juízes?", que pressiona o Poder Judiciário pelo retorno presencial das atividades e verifica in loco a presença dos magistrados.

Naiara Moraes ambém foi questionada pela advogada Nara Letícia, da Chapa 2, como avalia a atuação da Ordem no contexto da pandemia. "Esse retorno tem sido objeto de muita luta, nosso movimento já tem surtido efeitos, onde verificamos em alguns espaços mudanças no funcionamento. Precisamos de uma OAB efetiva e atuante. O advogado quer processo andando, o advogado quer ser acolhido. Iremos sim, ofertar pós-graduação gratuita, mas que não serão vinculadas a anuidades futuras, como foi feito pela gestão na pandemia", respondeu a advogada.

Naiara falou ainda sobre a importância da paridade de mulheres na composição das chapas, destacou a união e liberdade para propor ideias, que existe dentro da Chapa 1, a qual é comumente chamada de copresidente.

Naiara finalizou ressaltando o projeto de uma OAB mais inclusiva e democrática, citou as propostas em defesa das prerrogativas, como a criação de um Núcleo de Prerrogativas nas subseções, a redução da anuidade, a descentralização dos OAB Offices e o plano emergencial de retomada da advocacia. "Precisamos de uma OAB aberta e agregadora, que acolha a todas e todos. Vamos fazer de nossa casa, novamente um espaço participativo", frisou.

A votação, para o triênio 2022-2024, ocorrerá no dia 21 de novembro na modalidade presencial, tanto na sede da OAB Piauí, em Teresina, como nas sedes das subseções da OAB: Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Valença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.