Fechar
GP1

Piauí

ATI tira site do Governo do Piauí do ar para evitar ataques de hackers

Em nota, a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) informou que a medida foi uma prevenção.

Os sites da Prefeitura de Teresina, do Governo do Piauí e dos órgãos ligados a eles estão fora do ar desde a manhã desta sexta-feira (10). O objetivo é garantir a segurança dos dados e dos sistemas depois que o Ministério da Saúde teve seu sistema atacado por hackers, nesta madrugada.

Em nota, a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) informou que a medida foi uma prevenção depois que foram detectados “incidentes” nos sistemas, mas que a previsão é que os serviços retornem ainda hoje.

“Ressaltamos ainda que não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda dos dados”, diz trecho da nota.

Por conta dessa medida, os sites da Prefeitura de Teresina, que possuem o domínio pi.gov.br, também foram afetados.

Entenda o caso

O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada desta sexta-feira (10) e saiu do ar. Plataformas como o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19, também foram atingidas. A autoria do ataque foi assumida pelo Lapsus$ Group.

Confira abaixo a nota da ATI

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) informa que estão ocorrendo vários ataques em sistemas a nível nacional, nossos sistemas já detectaram alguns incidentes e por medida de prevenção, o ambiente foi tirado do ar.

A previsão é de que os serviços retornem ainda hoje, 10.

Ressaltamos ainda que não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda dos dados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.