Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias disputará 2º turno para Academia Piauiense de Letras

O chefe do executivo estadual vai disputar a Cadeira de número 12 com Antenor de Castro Rêgo.

O governador Wellington Dias vai concorrer a uma cadeira na Academia Piauiense de Letras (APL) no próximo ano. A cadeira de número 12 será disputada em segundo turno, pelo chefe do Palácio de Karnak e pelo professor Antenor de Castro Rêgo Filho. Na primeira votação, que ocorreu nesse sábado (18), Dias foi o mais votado com 18 votos, seguido de Antenor que obteve 9.

Além de Wellington Dias e Antenor, mais cinco candidatos disputaram a cadeira 12, que vagou devido a morte do acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves: Jasmine Soares Ribeiro Malta, Diego Mendes Sousa, Kenard Kruel Fagundes dos Santos, José Nunes Fernandes e João José Bastos Lapa.

Foto: Alef Leão/GP1Wellington Dias e Rafael Fonteles em coletiva a imprensa
Wellington Dias e Rafael Fonteles em coletiva a imprensa

O presidente da Comissão Eleitoral da APL, acadêmico Reginaldo Miranda, ex-presidente da entidade, disse que a eleição em segundo turno faz parte da rotina da Academia. O segundo turno da para a Cadeira 12 ainda será marcada pela APL.

Diretoria reeleita

Ainda nesse sábado (18), os membros da Academia Piauiense de Letras reelegeram a atual diretoria para cumprir um novo mandato, no biênio 2022/2023. A entidade é composta por 40 membros e dos 36 acadêmicos votantes, 32 compareceram à eleição de sábado. Todos eles votaram pela recondução da Diretoria para um novo mandato, elegendo por unanimidade, a chapa de consenso composta pelos atuais dirigentes da entidade: Zózimo Tavares (presidente), Magno Pires (vice-presidente), Fides Angélica (secretária geral), Fonseca Neto (1º secretário), Dilson Lages (2º secretário) e Humberto Guimarães (1º secretário).

Novo imortal

Também foi escolhido o novo ocupante da Cadeira 38. O eleito foi Carlos Evandro Martins Eulálio, linguista e professor de Literatura. O assento estava vago desde o falecimento do escritor e acadêmico M. Paulo Nunes, ocorrido em outubro do ano passado.

Ele concorreu pela segunda vez e obteve 30 votos. Dos seis candidatos que disputaram com ele, apenas um conseguiu voto, João José Bastos Lapa. Houve um voto em branco. Os demais candidatos à Cadeira 38, João Alves Filho, Kenard Kruel Fagundes dos Santos, Vinícius Macêdo Barreto de Negreiros, Roberto Muniz Dias e Herasmo Braga de Oliveira Brito não foram sufragados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.