Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias assina acordo para plantio de 1 milhão de árvores no Piauí

O ato aconteceu no Palácio de Karnak e a minuta foi assinada com a empresa Enel Green Power.

O governador Wellington Dias (PT-PI) assinou, na tarde desta quarta-feira (12), uma minuta de compensação ambiental com a Enel Green Power, na qual a empresa se comprometeu a executar o plantio de 1 milhão de mudas de plantas. O ato aconteceu no Palácio de Karnak. Participaram da solenidade presencialmente, o secretário estadual do Meio Ambiente, Daniel Marçal, o superintendente do Meio Ambiente, Moura Fé, o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles. A presidente da Enel, Roberta Bonomi, participou de forma virtual juntamente com outras autoridades.

Wellington Dias iniciou a solenidade falando dos problemas em relação às chuvas e seca que muitas regiões, inclusive o Piauí, têm passado nos últimos dias. "Eu destaco aqui essas chuvas atemporais, sempre tiveram chuvas fora do padrão, mas em nenhum momento, da história recente, ao mesmo tempo em tantas regiões do Brasil, no Piauí, várias regiões com chuvas acima de 220 milímetros em algumas horas, em Minas Gerais, Bahia, citando os casos mais visíveis, mas também em outras regiões do brasil, ao mesmo tempo secas fora do padrão, que não é uma seca Nordeste por exemplo, como ocorre na Paraíba, Rio Grande do Norte, parte do Ceará e ainda destaco o Rio Grande do Sul vivendo uma situação particular e também todos nós acompanhamos o que acontece no mundo", elencou.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

"Eu digo isso não para alarmar, mas para mostrar o tamanho da responsabilidade dos líderes do planeta, do setor público e privado, os empresários porque de alguma forma isso tudo altera o próprio processo econômico", completou o governador.

O governador agradeceu ainda a parceria da Enel Green Power para a plantação de 1 milhão de árvores no Piauí. "Quero agradecer a direção da Enel que vemos trabalhando há pelo menos 10 anos na busca de um caminho que tenha sintonia com o Acordo de Paris e agora recentemente tivemos atualizando com a COPY 26. Nós celebramos com a Enel, que é uma grande investidora no Piauí nessa área de energia eólica, energia solar, um protocolo dentro do programa Pró-Verde, nessa área do compromisso do Piauí com o Consórcio Brasil Verde seguindo as linhas do Acordo de Paris, para a plantação de 1 milhão de árvores em todo o Piauí nessa área do bioma, com olhar especial para plantio de árvores nas cidades, nas unidades de conservação e também voltado para garantir as condições de recuperação de matas ciliares”, declarou Wellington Dias.

"Essa meta tem por objetivo que o Piauí possa ano a ano ter saldo positivo, ou seja, mais novas árvores do que desmatamento para que a gente possa de forma concreta garantir a sustentabilidade ambiental, reduzir os efeitos do aumento da temperatura e ter mais captação de CO²", concluiu Wellington Dias.

Assinatura de decreto

O secretário Daniel Marçal destacou ainda assinatura de decreto sobre os resíduos sólidos. "Foi assinado na solenidade outro decreto referente a gestão de resíduos sólidos que trata especificamente da logística reversa, que consiste numa obrigatoriedade das empresas geradoras de resíduos de fazer esse recolhimento dos seus resíduos, essa logística, que é trazer de volta esse lixo que foi gerado a partir dos produtos desses materiais produtos por essas empresas. Elas têm a obrigatoriedade de fazer esse recolhimento e a devida posterior reutilização, reciclagem ou reaproveitamento desses resíduos, no sentido da gente estar fazendo uma gestão mais eficiente do nosso lixo no estado do Piauí”, explicou.

Foto: Lucas Dias/GP1Daniel Marçal
Daniel Marçal

Enel vai plantar 1 milhão de mudas

Daniel Marçal falou ainda que o acordo firmado é para que a empresa plante 1 milhão de árvores. “Foi firmado o protocolo e intenções com a empresa Enel, responsável pela geração de energia renovável a partir de energia solar, no qual ela vai se comprometer a executar o plantio de um milhão de mudas incluindo aquisição, elaboração de banco de sementes e o plantio de um milhão de mudas”, contou.

“Isso faz parte também de acordos firmados até 2026, na Conferência Mundial que discutiu as mudanças climáticas, no Acordo de Paris e também no grande programa estadual, que é o Pró-Verde, que visa dentro de suas ações o plantio de mudas, no total de 5 milhões de mudas em cinco anos, para que se possa fazer o controle das mudanças climáticas. Nesse acordo, nós já estamos firmando esse compromisso com a empresa Enel para fazer o plantio desse 1 milhão de mudas”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.