Fechar
GP1

Piauí

Sites do Governo do Piauí sofrem ataques de hackers e ficam fora do ar

A ATI ressaltou que todas as medidas cabíveis já foram tomadas para evitar novos ataques no futuro.

Os sites da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí sofreram ataques de hackers na noite desse domingo (16). Foi constatado ainda que os sites da Polícia Militar do Piauí e do Diário Oficial do Estado também estão fora do ar.

Segundo nota da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), o acesso indevido resumiu-se apenas a pichação” das páginas e que não houve prejuízo a outros servidores. “Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos”, diz trecho da nota.

“É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/”, garantiu.

A ATI ressaltou ainda que todas as medidas cabíveis já foram tomadas para evitar novos ataques no futuro e que a previsão é que os sites retornem em até 48 horas.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

Confira abaixo a nota na íntegra

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí –ATI informa que na noite do dia 16/01/2022 ocorreu um acesso indevido ao portal da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, todavia destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.