Fechar
GP1

Piauí

Mulher não precisa mais do consentimento do marido para colocar DIU no Piauí

Direito foi garantido por lei sancionada pela governadora Regina Sousa, de autoria do deputado Franzé.

A governadora Regina Sousa (PT) sancionou, nessa terça-feira (27), a Lei Estadual Nº 7.915/2022, que proíbe, em todo o Piauí, a exigência de cônjuge para que a mulher passe por procedimento de inserção de métodos contraceptivos, como Dispositivo Intrauterino (DIU), implante contraceptivo e injeção anticoncepcional.

“Fica vedada aos profissionais de saúde, bem como às operadoras de planos de assistência ou seguro à saúde, a exigência do consentimento de cônjuge ou de companheiro para realizar ou autorizar a realização dos procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino (DIU), de implante contraceptivo ou de injeção anticoncepcional em todo o estado do Piauí”, consta no Artigo 1º da nova lei.

O texto destaca que a infração desta lei acarretará aos responsáveis sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

De autoria do deputado Franzé Silva (PT), o Projeto de Lei começou a tramitar no meio do ano na Assembleia Legislativa do Piauí, e foi aprovada pelos parlamentares no início do mês de dezembro, sendo encaminhada para sanção do Governo do Estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.