Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí lança primeira edição do projeto Cidade Inclusiva

Regina Sousa comentou sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência e o trabalho do governo.

Na manhã desta segunda-feira (05), por volta das 8h, aconteceu o lançamento da primeira edição do Cidade Inclusiva, projeto realizado em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), com apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI). O evento terá a duração de dois dias, iniciando hoje (05) e tendo sua conclusão na terça-feira (06).

A solenidade foi realizada na escola José Pacífico de Moura Neto, zona sudeste de Teresina, e contou com a presença da atual governadora do estado do Piauí, Regina Sousa (PT), do senador eleito, Wellington Dias (PT) e da deputada federal Rejane Dias (PT).

A governadora comentou sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência e o trabalho do governo do estado em contemplar ferramentas a esse público no Piauí.

“Esse projeto é uma iniciativa para dar mais visibilidade à pessoa com deficiência, como lá no primeiro governo Wellington, lá em 2003, quando criou uma coordenadoria para cuidar dessa questão que evoluiu bastante, tanto que é modelo para outros estados do Brasil, que vem até aqui para aprender com a gente. Então a reabilitação física é muito bem assistida no Piauí, claro que tem o estatuto da pessoa com deficiência e sempre está faltando alguma coisa. Esse dia é para, exatamente, mostrar os serviços que são disponibilizados e para que eles tenham acesso diariamente, não só nesse evento”, disse Regina Sousa.

Regina Sousa ainda trouxe à tona projetos que serão feitos dentro do plano estadual, proporcionando mobilidade do acesso à informação e à saúde pública para as pessoas com deficiência.

“Dessa forma, a ideia é que tenham um atendimento itinerante, para que vá perto, não só daqueles com deficiência, mas todos que são vulneráveis de alguma forma. É um serviço que eu pretendo aplicar a partir da colaboração dos parlamentares na compra de veículos, já que fica mais barato se eu construir uma estrutura física de alvenaria. Sempre começa na capital, mas vai para outros municípios também e nós temos a intenção de levar, pelo menos, às principais cidades do estado”, concluiu a governadora.

Governo Federal x Governo Estadual

O senador eleito Wellington Dias (PT) reforçou o trabalho efetuado nessas áreas e promessas de continuar elaborando plataformas para assistencializar grupos vulneráveis no governo.

“É de grande importância, principalmente no momento em que a gente está vivendo. Aqui é a certeza que tanto da parte do presidente da República eleito, Lula, como do governador Rafael Fonteles, em paralelo à continuidade falada pela governadora Regina Sousa. Ou seja, da minha parte vim anunciar o compromisso de, ao lado da deputada Rejane Dias e os demais deputados da Assembleia Legislativa, priorizar esse passo a mais com o centro especializado na área do autismo, colocando meu gabinete no Senado Federal à inteira disposição aos projetos para auxiliar pessoas com deficiência. Fico feliz com essa integração e tenho certeza que trará muitos avanços ao Piauí”, afirmou Wellington Dias.

A deputada federal Rejane Dias também compareceu ao evento, trazendo a possibilidade de uma comunicação direta com o governo federal sobre as necessidades do Piauí nesse setor, já que a deputada compõe a equipe de transição do governo Lula justamente na pasta de assistencialização de pessoas com deficiência.

“Aqui é o momento de ouvir as pessoas com deficiência, os familiares, sobre como anda as políticas públicas aqui em Teresina e nós queremos aperfeiçoar. Eu sempre procurei construir essas políticas públicas com quem vive na ponta, de quem realmente sente se esses serviços estão bons ou não. Também faço parte da equipe de transição do presidente eleito Lula e quero levar como contribuição as ideias que serão coletadas aqui nesse momento”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.