Fechar
GP1

Piauí

Reajuste de 33% aos professores é inconstitucional, diz Wellington Dias

Segundo o governador, mesmo com o reajuste no salário dos docentes, o Piauí já paga acima do piso.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), durante em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (08), declarou que a medida de reajuste de 33,24%, feita pelo Governo Federal, foi uma decisão política e inconstitucional.

De acordo o chefe do executivo estadual, mesmo com tendo reajuste e o salário dos docentes indo para R$ 3.845, o Piauí já paga acima desse valor. “Vamos ser sinceros, foi uma decisão política [de reajuste piso do Governo Federal], no sentido de desiquilibrar estados e municípios, mesmo assim, fizemos um esforço para o cumprimento. Fui um dos líderes que conversei com outros líderes para que não fossemos para linha de questionar a inconstitucionalidade, porque é inconstitucional. Não fizemos isso exatamente para que tivesse com isso, um melhoramento no salário de entrada, nos profissionais de 40 horas, num valor de R$ 3.845 e o Piauí, inclusive, paga mais que esse valor”, disse Wellington.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Ainda segundo o governador Wellington Dias, além do piso salarial, conforme o valor do Governo Federal, os docentes receberão o reajuste do Governo do Piauí, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

“O apelo que eu fiz aos professores foi levar em conta, primeiro o esforço, o Piauí, sim, tomou a decisão e estamos a partir de agora, como foi anunciado, fazendo o pagamento do piso e estamos aplicando o reajuste, que foi aprovado pela Alepi, já em abril. Estamos realizando também um programa de progressão, que é reinvindicação. Então, da nossa parte, boa vontade, o que não é razoável? Qualquer medida que venha a desiquilibrar as 27 unidades da federação, nenhuma unidade modificou o conceito de piso pelo reajuste na folha. Aqui, nós temos um reajuste, que pela lógica, ele não leva em conta nem a inflação, nem o PIB, nem o piso”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.