Fechar
GP1

Piauí

Equatorial Piauí dá dicas para festas de São João mais seguras

Para uso da rede elétrica de forma temporária é necessário fazer a solicitação de ligação provisória.

A alegria e animação das festas de São João voltam a marcar o mês de junho, principalmente no Nordeste. Em alguns locais, as festas se estendem também durante o mês de julho. Após dois anos, os famosos "arraiás" presenciais já ganham datas, com o relaxamento das medidas restritivas impostas pela Covid-19.

Mas para o momento ser apenas de festa, são necessários alguns cuidados, principalmente ao que se refere a energia elétrica. Inicialmente, os organizadores devem tomar cuidado com as instalações elétricas, verificando sua condição e se atendem a quantidade de equipamentos que pretende utilizar.

“Sabemos que em épocas de festividades há um aumento do consumo de energia, mas em hipótese nenhuma pode ser feita ligação direta na rede da distribuidora. Essa ação pode causar acidentes, inclusive fatais, e prejudica o fornecimento de energia da região, além configurar um crime com sanções penais graves”, explica o executivo de segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.

Para uso da rede elétrica de forma temporária, seja nas tradicionais barraquinhas de São João ou nos grandes eventos públicos ou privados, é necessário fazer a solicitação de ligação provisória. O levantamento adequado dos equipamentos que serão utilizados e suas respectivas cargas, realizado pelas equipes especializadas da Equatorial, vai permitir que a Distribuidora promova eventuais adequações da rede elétrica para suporte à demanda extra.

A ligação provisória permitirá a realização de um evento com mais segurança, evitando sobrecarga na rede elétrica, acidentes e possíveis impactos no fornecimento de energia da área. Para solicitar a ligação, o cliente deve se dirigir a uma agência de atendimento ou postos credenciados da distribuidora, com RG, CPF, a relação de equipamentos que serão utilizados e o período do evento. Se a realização do evento for em espaço público, o solicitante deve apresentar também a aprovação da prefeitura.

“Alertamos ainda a população para não utilizar gambiarras ou “T” para ligar vários aparelhos a mesma tomada de força. Caso seja necessário ligar mais de um equipamento na tomada, o ideal é a utilização de filtro de linha, sempre verificando a capacidade de carga da tomada”, ressalta o executivo de segurança.

Outro ponto de atenção nesse período são os adereços de ornamentação. “A decoração não deve ser instalada nas estruturas da rede elétrica como os postes, fiações e lâmpadas. E mesmo quando for fixada em outros locais, deve-se usar para decoração, preferencialmente, produtos com material isolante, para evitar que conduzam energia, em caso de contato com a rede elétrica”, alerta o especialista.

E um costume bem típico do período junino requer atenção redobrada. As fogueiras só devem ser acesas em áreas abertas e longe da rede elétrica. “Apesar de ser tradição no Nordeste, as fogueiras e os fogos de artifício, utilizados nesse período, devem ficar longe da rede elétrica e em área aberta, pois podem causar danos e provocar também a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Alertamos e orientamos ainda que a população não solte balões, pois também podem causar curtos-circuitos e interrupções na energia elétrica, acidentes fatais e queimadas”, afirma João Porfírio.

Em caso de acidente ou emergência envolvendo a rede elétrica, a Equatorial recomenda o isolamento da área e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e com a Equatorial Piauí, pela central de atendimento 0800 086 0800.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.