Fechar
GP1

Piauí

Sesapi investiga 23 casos suspeitos de varíola dos macacos no Piauí

Segundo a Sesapi, desse total, 17 ainda estão em investigação, 5 foram descartados e um caso confirmado.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 23 casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) estão sendo investigados no estado do Piauí.

Segundo a Sesapi, desse total, 17 ainda estão em investigação, 5 foram descartados e um caso confirmado. Entre os casos suspeitos registrados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), a faixa etária de maior predominância é na população de 25 a 39 anos, porém há casos em pessoas 4 anos a 60 anos de idade.

As cidades com notificações de casos são: Barras, Batalha,Cocal, Curralinhos, Esperantina, Hugo Napoleão , Itaueira , Parnaíba , Pedro II, Teresina e União.

A Sesapi orienta que aqueles que apresentarem sintomas devem procurar núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados que devem ficar 21 dias resguardados.

Capacitação

O CIEVS realizou durante os dias 10 e 11 de agosto uma capacitação com profissionais das vigilâncias de saúde dos 224 municípios do Piauí, sobre trabalho de diagnóstico da Monkeypox. Após esse treinamento está sendo elaborado um plano de contingência para o manejo da doença.

O documento com o plano de contingência será disponibilizado as unidades de saúde do estado na próxima semana, e conterá todas as etapas de manejo clínico, vigilância, coleta de material, cadastro epidemiológico, diagnóstico e as formas de repasse de informações para a comunidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.