Fechar
GP1

Piauí

Confira a previsão do tempo da Semar para esta segunda-feira no Piauí

Para Teresina, a previsão é de céu parcialmente nublado e com possibilidade de pancadas de chuvas.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), divulgou a previsão do tempo para o Piauí nesta segunda-feira (16). A previsão do tempo é de chuvas de intensidade moderada a forte e o alerta vale para os municípios situados nas regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste e Sul do Piauí. Conforme os dados da SEMAR, a umidade promovida pela Zona de Convergência Intertropical e pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) promove instabilidades e chuvas no Piauí.

Segundo o aviso meteorológico do órgão, para Teresina a previsão é de céu parcialmente nublado e com possibilidade de pancadas de chuvas. A temperatura máxima é de 31º, com umidade relativa do ar deve ficar em 55%, com possibilidade de ventos fracos.

Já em Parnaíba, no Litoral do Estado, a previsão do tempo será parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas, com ventos variando entre moderados e fortes, e os termômetros marcando até 31ºC.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Paisagem céu nublado preparando chuva
Paisagem céu nublado preparando chuva

Veja a previsão do tempo por região:

Norte

Para a região o tempo vai variando de nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas e trovoadas, com ventos fracos. A temperatura varia entre 21ºC e 34ºC e a umidade relativa do ar deve ficar em 50%.

Centro-Norte

Nos municípios localizados nessa região, o tempo varia de nublado a parcialmente nublado com chuvas e trovoadas, ventos fracos e a temperatura máxima chegando em 32ºC e a umidade relativa do ar em 35%.

Sudeste

As cidades situadas na região Sudeste do Piauí, o tempo estará parcialmente nublado na região e com chuvas e trovoadas isoladas, com ventos fracos. Já a temperatura máxima podendo chegar em 35º C e a umidade do ar em 35%.

Sudoeste

O tempo previsto é nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas e trovoadas, presença de ventos variando entre fracos e moderados, e o termômetro podendo chegar a 34º C.

INMET

O Inmet emitiu dois alertas de chuvas intensas para o estado do Piauí. Os alertas amarelo e laranja foram emitidos nesta segunda (16) e se estendem até as 10h de terça-feira (17).

De acordo com o Inmet, o alerta amarelo é previsto para as regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste Piauiense chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos que variam de 40 a 60 km/h. Porém, apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já no Norte Piauiense, o alerta é laranja. Na região, a previsão é de chuvas entre 30 e 600 mm/h e 100mm/dia, com ventos intensos de 40 a 100 km/h. O órgão aponta riscos potenciais, como risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cuidados

A SEMAR orienta a população que, em casos de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável que se estacione veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Defesa Civil

A Defesa Civil orienta em qualquer situação emergencial ligar imediatamente para 199, bem como para o Corpo de Bombeiros no 193 e à SEMAR no 86 99971-6298.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.