Fechar
GP1

Piauí

Centro de Zoonoses é notificado pela Semar após morte de cavalo em Teresina

O secretário da Semar garantiu que todas as medidas cabíveis serão tomadas para esclarecer o caso.

O Centro de Zoonoses de Teresina foi notificado, nesta sexta-feira (20), pela Secretaria do Meio Ambiente do Piauí (SEMAR), para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de morte por estrangulamento de um cavalo durante uma ação de captura. O caso aconteceu na última quarta-feira (18), no bairro Buenos Aires, zona norte da capital.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Daniel Oliveira, garantiu que todas as medidas cabíveis serão tomadas para esclarecer o caso.

“Assim que tomamos conhecimento do vídeo, iniciamos o acompanhamento do caso e já notificamos o Centro de Zoonoses para apurar o que aconteceu. Nossa preocupação é com o bem-estar e proteção dos animais e do meio ambiente ", frisou.

A Lei n.º 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) prevê a quem maltratar animais pena de multa e de detenção, de três meses a um ano, que pode aumentar de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal.

Entenda o caso

Um vídeo feito por um popular registrou o momento em que um cavalo morre estrangulado durante uma ação do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, no bairro Buenos Aires, na zona norte da Capital do Piauí.

Pelas imagens é possível perceber que três servidores do Centro de Zoonoses tentam arrastar o animal à força com uma corda no pescoço, mesmo ele estando deitado e com sangramentos. As imagens ainda mostram o cavalo, que é cego, agonizando até a morte.

O Centro de Controle de Zoonoses informou para a imprensa que está averiguando o ocorrido para tomar as devidas providências.

Confira o posicionamento do Centro de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses informou que está averiguando o procedimento realizado com o animal. Afirmou também que ouviu os envolvidos e vai procurar as pessoas que presenciaram o ocorrido para tomar providências.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.