Fechar
GP1

Piauí

Piauí acumula mais de 264 mil empresas ativas, diz Jucepi

Presidente da Jucepi, Alzenir Porto, avalia que o saldo é resultado da simplificação do registro.

Em 2022, o Piauí acumulou 264.327 empresas ativas, segundo balanço da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). No ano passado, a Junta Comercial registrou a abertura de 7.901 novas empresas em todo o Estado. Por outro lado, foram fechadas 3.772 empresas. Apesar disso, o saldo entre abertura e fechamento de empresas no Piauí segue positivo.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, avalia que um dos motivos para o saldo positivo de novos empreendimentos é resultado da simplificação do registro de empresas. “Ano passado implementamos o balcão único de empresas que reduziu de cinco para uma as etapa do processo de registro de empresas no sistema on-line Piauí Digital. Também foi disponibilizada a assinatura digital avançada da conta Gov.br, que é gratuita e reduziu o custo com a certificação digital do empreendedor”, explica.

Foto: Divulgação/AscomSede da Junta Comercial do Piauí
Sede da Junta Comercial do Piauí

Para 2023, a Junta Comercial pretende trabalhar com os municípios para atrair novos empreendimentos e melhorar o licenciamento dos negócios. “Nosso objetivo é trabalhar com os prefeitos e os secretários de desenvolvimento para mapear a vocação dos municípios e criar políticas públicas para incentivar a formalização de negócios e atrair novas empresas”, afirma Alzenir Porto.

De acordo com o levantamento da Jucepi, a abertura de empresas está concentrada na capital. O município de Teresina sedia quase metade das novas empresas (3.664), seguida por Parnaíba (414), Picos (307), Floriano (239) e Bom Jesus (146).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.