Fechar
GP1

Piauí

TRE lança livro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral do Piauí

O evento de lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (01), na sede do TRE, em Teresina.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou, nesta sexta-feira (01), livro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral. Nas versões impressa e digital, a obra foi coordenada e organizada pelo presidente, o desembargador Erivan Lopes, pelo desembargador José James Gomes Pereira e pela juíza Lucicleide Pereira Belo, ex-membro da Corte Eleitoral.

O livro contou também com a colaboração do juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, ex-membro da Corte do TRE-PI e ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI (EJE), bem como das servidoras e servidores da instituição.

Foto: Divulgação/TRE-PITRE lança livro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral do Piauí
TRE lança livro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral do Piauí

Em entrevista à imprensa, o desembargador José James destacou a importância da Justiça Eleitoral, além de enaltecer o trabalho que vem sendo realizado e que, segundo o magistrado, é um exemplo. “A Justiça Eleitoral brasileira é fundamental nesse processo de fortalecimento das instituições e um exemplo para o mundo porque é uma instituição que tem mantido efetivamente os princípios democráticos do nosso país", afirmou.

"Apesar das grandes dificuldades enfrentadas, sobretudo, nos momentos atuais, a Justiça Eleitoral em nenhum momento tergiversou no cumprimento do seu dever", pontuou José James.

Presidente

Para o desembargador Erivan Lopes, a obra terá uma contribuirá significativa para o debate e a reflexão sobre a Justiça Eleitoral, seus desafios e suas perspectivas, além de servir como uma fonte de conhecimento e informação a todos os interessados na construção e no fortalecimento da democracia.

Foto: Divulgação/TRE-PILivro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral do Piauí
Lançamento do livro comemorativo dos 90 anos da Justiça Eleitoral do Piauí

“Que esses 90 anos de história da Justiça Eleitoral no Piauí sirva de inspiração para enfrentar os desafios futuros com a mesma determinação e compromisso que moldaram, de forma exitosa, nosso passado”, completou Erivan Lopes, presidente do TRE-PI.

Juíza Lucicleide Belo

“Este é um livro que eu trouxe a participação de vários juristas, juízes de direito que se dispuseram a contribuir com suas ideias para a Justiça Eleitoral. Ele trata de temas relevantes tanto para a sociedade como para o Estado Democrático de Direito”, declarou a magistrada Lucicleide Belo.

Foto: Divulgação/TRE-PIAutores do livro
Autores do livro

O trabalho contempla registros como a notícia da primeira reunião e instalação do TRE-PI em 19 de agosto de 1932 na ala direita do Fórum Estadual na Praça da Bandeira em Teresina. Ainda é possível conhecer a evolução, o progresso e as mudanças que aconteceram no Tribunal durante os períodos que marcaram o Brasil e o Piauí nas últimas nove décadas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.