Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias ressalta 200 anos da Batalha do Jenipapo: "história viva"

“Piauienses, cearenses e maranhenses, heróis e heroínas, encararam os portugueses”, disse o ministro.

O ministro do Desenvolvimento Social, senador Wellington Dias (PT-PI), participou das comemorações pelo aniversário de 200 anos da Batalha do Jenipapo, ocorridas no municípios de Campo Maior, norte do Piauí. Durante entrevista à imprensa, o ministro lembrou que antes da proclamação da Independência do Brasil, muitas batalhas precisaram ser travadas como as que aconteceram em solo piauiense.

Wellington Dias ponderou que mesmo em situações adversas, até mesmo em desvantagem, “os heróis e heroínas” do Piauí não fugiram à luta para libertar o país do domínio português.

Foto: Alef Leão/GP1Ministro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

“A gente vendo nesse momento, com tantas autoridades do Brasil, eu digo que tem vários destaques, 200 anos da Independência. Rememorar que não foi só Dom Pedro levantar a espada e resolver tudo. Em várias regiões do Brasil, piauienses, cearenses e maranhenses, heróis e heroínas, encararam os portugueses que queriam que essa região do Piauí, em direção ao Ceará, permanecesse como colônia portuguesa”, disse o ministro.

Wellington Dias ainda destacou a importância de cuidar da história da Batalha do Jenipapo para que as gerações tenham acesso e conheçam a participação importante que o Piauí teve no processo de independência do Brasil. “Reviver a história de mães com filhos e filhas se iam ou não para guerra com foice, machado, bate bucha para enfrentar armas mais sofisticadas. É uma história viva. O presidente Lula faz o próprio reconhecimento pelo brasileiro. A gente tem que cuidar do monumento, da nossa história para, cada vez mais, consolidar uma memória destacada da própria história do Brasil”, declarou.

Governador participa de solenidades

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) também esteve presente ao evento e participou de várias atividades em Campo Maior como o descerramento da placa pelos 200 anos da Batalha do Jenipapo e a entrega de medalhas. Antes, logo que chegou à cidade, o governador fez uma vistoria técnica nas obras da Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Regional de Campo Maior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.