Fechar
GP1

Piauí

AMAPI e TJ lamentam falecimento do desembargador Osíris Neves

Natural de Piripiri, o magistrado faleceu na madrugada desta segunda-feira (20) aos 84 anos.

Instituições do Poder Judiciário lamentaram a morte do desembargador Osíris Neves de Melo Filho, que faleceu aos 84 anos na madrugada dessa segunda-feira (20), no Piauí. A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) prestou homenagem ao desembargador, que já presidiu a entidade.

“A AMAPI presta condolências e se solidariza com a família e amigos do nobre desembargador, que deixa importante legado para o Poder Judiciário piauiense. Que, neste momento, a fé e a solidariedade sem fontes de consolo”, lamentou a Associação.

Osíris foi Secretário, Vice-presidente e Presidente da AMAPI, onde também recebeu os títulos de sócio-benemérito e foi agraciado com a Medalha Ministro Sousa Mendes Júnior.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) também emitiu comunicado nas redes sociais sobre o falecimento do desembargador, que atuou como Corregedor-Geral de Justiça (2002-2004) e Vice-Presidente. Em nota, o Tribunal relembrou a trajetória de Osíris.

“Dedicou-se por mais de 35 anos à magistratura, atuando sempre com integridade e zelo por suas atribuições. Ao longo de sua carreira foi, ainda, juiz eleitoral, corregedor-geral da Justiça, vice-presidente do TJPI”, diz um trecho da nota.

Confira a nota da AMAPI

A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do desembargador Osiris Neves de Melo Filho, ex-presidente desta entidade (gestão 1992-1993).

Natural de Piripiri (PI), o magistrado graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, em 1968. Ingressou na Magistratura em 1972, como Juiz de Direito Adjunto, exercendo as suas funções na Zona Judiciária de Campo Maior, servindo ainda nas Comarcas de Castelo do Piauí e José de Freitas. De 1973 a 1974, já promovido como Juiz de Direito, serviu na Comarca de Batalha. Seguiram, através de várias promoções recebidas, as serventias nas Comarcas de São João do Piauí, Castelo do Piauí, Pedro II, União, Parnaíba e Teresina. Também exerceu os cargos de Juiz Eleitoral.

Foi Diretor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI. Foi Secretário, Vice-Presidente e Presidente da AMAPI, onde deteve os títulos de sócio-benemérito e foi agraciado com a Medalha Ministro Sousa Mendes Júnior, conferida pela AMAPI.

Assumiu como desembargador a 4 de julho de 1994. Foi Corregedor-Geral da Justiça (2002-2004) e Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. Aposentou-se em 18 de setembro de 2008.

A AMAPI presta condolências e se solidariza com a família e amigos do nobre desembargador, que deixa importante legado para o Poder Judiciário piauiense. Que, neste momento, a fé e a solidariedade sejam fontes de consolo.

Confira nota do TJPI

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) lamenta o falecimento do desembargador aposentado Osíris Neves de Melo Filho, na madrugada desta segunda-feira (20).

Natural de Piripiri, dedicou-se por mais de 35 anos à magistratura, atuando sempre com integridade e zelo por suas atribuições. Ao longo de sua carreira, foi, ainda, juiz eleitoral, corregedor-geral da Justiça, vice-presidente do TJ-PI e presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi).

Neste momento de imensa dor, que Deus possa confortar sua família e seus amigos.

Velório

O corpo de Osíris Neves será velado em Piripiri a partir do meio-dia e o sepultamento está programado para ocorrer às 15h no Cemitério São Francisco.

Trajetória

O desembargador Osíris Neves de Melo Filho é natural da cidade de Piripiri. O magistrado graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, em 1968. Ingressou na Magistratura em 1972, como Juiz de Direito Adjunto, exercendo as suas funções na Zona Judiciária de Campo Maior, servindo ainda nas Comarcas de Castelo do Piauí e José de Freitas.

De 1973 a 1974, já promovido como Juiz de Direito, serviu na Comarca de Batalha. Seguiram, através de várias promoções recebidas, as serventias nas Comarcas de São João do Piauí, Castelo do Piauí, Pedro II, União, Parnaíba e Teresina. O magistrado também exerceu o cargo de Juiz Eleitoral.

Neves foi diretor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI. Foi Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), onde deteve os títulos de sócio-benemérito e foi agraciado com a Medalha Ministro Sousa Mendes Júnior, conferida pela AMAPI.

Assumiu como desembargador em 4 de julho de 1994. Foi Corregedor-Geral da Justiça no período de 2002 a 2004 e Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. Osíris Neves de Melo Filho aposentou-se em 18 de setembro de 2008.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.