Fechar
GP1

Piauí

Ministério do Meio Ambiente declara estado de emergência ambiental no Piauí

Com a chegada do período mais seco do ano, o risco de incêndios florestais aumenta em todo o Piauí.

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, decretou estado de emergência ambiental em 19 estados e no Distrito Federal por riscos de incêndios florestais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (06).

Segundo o documento publicado, entre os meses de abril e novembro de 2023, a mesorregião Sudeste Piauiense estará em estado de emergência. Já entre os meses de maio e dezembro, a situação de emergência valerá nas mesorregiões Centro-Norte piauiense, Norte piauiense e Sudoeste piauiense.

Foto: Lucas Dias/GP1Incêndio atinge fazenda na zona norte de Teresina
Incêndio atinge fazenda na zona norte de Teresina

O decreto é feito diante da proximidade do início do período mais seco do ano, momento em que aumentam as ocorrências de queimadas em todo o estado. Em 2022 os focos de incêndio em vegetação no Piauí subiram 197% somente de junho a julho.

No acumulado, o Estado somou, registrou 5.253 focos de incêndios, conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. A portaria tem validade de abril deste ano a abril de 2024 nas regiões determinadas pelo ministério. A portaria entra em vigor em 14 de março de 2023.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.