Fechar
GP1

Piauí

Educadora física denuncia dificuldade para obter registro no CREF-PI

Ao GP1, o presidente do conselho afirmou que as informações exigidas são para prevenir fraudes.

A educadora física recém-formada, Ananice Divina Soares, denunciou ao GP1 nesta quarta-feira (12) a morosidade e complexidade do processo para emissão de registro profissional pelo Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF-PI). O registro é uma das exigências que devem ser cumpridas para que os educadores físicos possam atuar na área.

Durante entrevista, ela criticou que no formulário de preenchimento do registro há questionamentos sobre o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), local dos estágios obrigatórios e dias da semana e horários que frequentou a instituição de ensino. Além de todo esse processo, o formulário também passa por uma inspeção jurídica, que leva de 30 a 90 dias para ficar pronto.

Foto: Reprodução/WhatsappFormulário para emissão do registro no CREFPI
Formulário para emissão do registro no CREFPI

De acordo com Ananice, a documentação exigida pelo Conselho dificulta a vida do profissional, e que acabou perdendo um emprego por conta desse processo, e questiona o porquê do CREFPI não realizar análise do formulário junto à Instituição. “Eu estava prestes a ser contratada e perdi minha vaga por conta dessa complicação. Essas regras são ditadas pela gestão do Cref 15. Estudei 4 anos bem dedicados, para tirar minha carteira com dignidade e respeito. Além disso não devolveram minha documentação, são cópias, mas não deixa de ser documento”, lamentou a educadora.

Sem ter outra saída, ela procurou o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (Cref/Ma), onde a documentação era mais simples e exigia apenas o essencial para emissão do registro. “Um amigo que estudou na mesma instituição que a minha tirou o Cref pelo Maranhão, porque disse para mim que era muito mais fácil, e até me aconselhou a fazer o mesmo. Eu que fui de teimosa [ao do Piauí] e só passei raiva”, ressaltou Ananice.

Outro lado

A reportagem do GP1 procurou a direção do Conselho Regional de Educação Física para os devidos esclarecimentos acerca da denúncia. Durante entrevista, o presidente do CREFPI, Danys Queiroz, afirmou que as informações exigidas pela instituição são para prevenir fraudes, visto que o Piauí possui um grande número de cursos de Educação Física.

“Eu tenho mais de 150 processos por fraude na Polícia Federal, conforme esses episódios foram crescendo, também veio a necessidade de adaptar esses formulários”, afirmou o presidente.

Sobre o registro da profissional no CREFMA, ele destaca que para ela atuar no Piauí, precisará passar por uma transferência, em que a documentação será reavaliada pelo CREFPI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.