Fechar
GP1

Piauí

Washington Bonfim detalha Programa de Orçamento Participativo

"A população vai poder votar naquela obra que será executa no ano de 2024", comentou o secretário.

Durante agenda do Governo do Estado nesta segunda-feira (15), o secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, deu detalhes sobre a implementação do Programa de Orçamento Participativo do Estado do Piauí (Opa). O programa visa fortalecer a participação popular na tomada de decisões sobre os investimentos públicos de acordo com o orçamento do Estado, iniciando suas atividades nas cidades de Parnaíba e Teresina.

“A grande inovação do orçamento participativo é levar essa adesão ao anual, através, principalmente, das ações relacionadas às minorias das comunidades mais carentes do estado, sendo que a primeira adesão seria inicialmente de Teresina e Parnaíba. A população, por meio das suas associações de bairro, vai elencar obras na área de educação, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura, segurança pública e iremos validar essas proposições do ponto de vista técnico”, explicou Washington Bonfim à imprensa.

Foto: Lucas Dias/GP1Secretário de Planejamento, Washington Bonfim
Secretário de Planejamento, Washington Bonfim

Além disso, o secretário de Planejamento do governo Rafael Fonteles (PT) minuciou as datas que o plano piloto vai ser iniciado no estado e o orçamento direcionado às cidades. “Assim, do dia 1º ao 18 de agosto, a população dessas duas cidades vai poder votar naquela obra que será executada no ano de 2024. Esse modelo ainda é piloto e será aplicado apenas para Parnaíba e Teresina, sendo um orçamento de R$ 40 milhões para Teresina e R$ 10 milhões para Parnaíba”, complementou.

Ministra Simone Tebet no Piauí

O Ministério do Planejamento e Orçamento está responsável por implantar o Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo) 2024-2026 nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com a ministra Simone Tebet.. Ela virá para Teresina no dia 26 maio, para lançar o Plano Participativa no estado piauiense.

“Nós estamos organizando essa ação, em que o governo federal está agindo através do Ministério do Planejamento e da Secretaria Geral da Presidência da República a todos os estados, iniciando na semana passada na Bahia. No Piauí, será em Teresina, no dia 26 de maio, contando com a participação da ministra Simone Tebet e do ministro Marcio Macêdo. A ideia é trazer entidades representativas dos movimentos populares e sociais de todo o estado para debater e colocar para o governo federal quais são nossas prioridades nos próximos quatro anos, de atração de recursos para o orçamento geral da União para o estado”, disse o Secretário Washington.

Prioridades

As prioridades debatidas abrangem principalmente a mobilidade urbana do estado, visando trazer investimentos na intermodalidade do transporte, sendo ele rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário. O secretário pontuou quais seriam os focos atuais do governo estadual para desafogar o transporte piauiense.

“A gente tem debatido com o Governo Federal prioridades na área mais macro do intermodal, investimentos relacionados ao anel rodoviário da soja, a hidrovia, a ferrovia, o Porto de Luís Correia. Temos também um conjunto de obras que já foram solicitadas em relação à segurança hídrica, as adutoras, barragens, conexão de rios e também infraestrutura. A respeito da infraestrutura do transporte, principalmente nas BRs, como a BR-343 e BR-316, já tem recursos garantidos até Altos, e na BR-316 já tem recursos garantidos da área que está finalizando até o município de Agricolândia”, enfatizou Bonfim à imprensa durante uma agenda governamental nesta segunda-feira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.