Fechar
GP1

Piauí

MP-PI ajuíza ação contra humorista piauiense por danos morais contra população LGBTQIAP+

Uma ação foi ajuizada em 6 de julho pela promotora Myrian Lago, da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina.

O Ministério Público do Estado do Piauí ajuizou ação civil pública no dia 6 de julho pedindo a condenação do humorista George Augusto de Carvalho por danos morais coletivos causados à população LGBTQIAP+, no valor mínimo de R$ 200 mil.

De acordo com a promotora Myrian Lago, da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, o pedido foi feito após a publicação de vídeos na conta do Instagram do humorista com conteúdos, segundo a representante do MP, que veiculam discurso de ódio e de intolerância contra a população LGBTQIAP+.

Foto: Reprodução/InstagramGeorge Augusto de Carvalho
George Augusto de Carvalho

“Em um dos vídeos, o humorista associa pessoas LGBTs a excrementos. Em outros vídeos, queima bandeiras de arco-íris, símbolo histórico do movimento LGBTQIAP+. Entre as falas dele, são mencionadas frases como ‘Homossexualismo é errado’; ‘Bandeira colorida LGBT, movimento nojento’; ‘Homossexualismo é uma doença, uma aberração da natureza’; ‘Não é questão de preconceito, é apenas minha opinião, fogo nas bandeirinhas coloridas’; entre outros”, explanou a promotora Myrian Lago.

Para a promotora, “ações e falas problemáticas como as proferidas pelo humorista são um verdadeiro ataque à população LGBTQIAP+, constituem discurso de ódio e violam princípios constitucionais, notadamente a dignidade humana, a defesa de grupos vulneráveis, a isonomia de tratamento, o enfrentamento da homofobia e a repressão de condutas discriminatórias”.

A membro do Ministério Público pediu então a condenação do humorista ao pagamento de indenização no valor mínimo de R$ 200 mil que deverá ser revertido ao Fundo de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí.

Outro lado

Procurado pelo GP1 nesta segunda-feira (10), o humorista George Augusto disse se arrepender das declarações e pediu desculpas aos ofendidos. “Só me arrependo do que fiz, não tinha intenção de prejudicar ninguém, na época eu era leigo no assunto. Quero pedir desculpas a todos que foram ofendidos, foi um erro da minha parte. Isso não irá acontecer nunca mais”, declarou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.