Fechar
GP1

Piauí

Inmetro e UESPI firmam parceria para novo curso de pós-graduação

A parceria prevê a realização de ações específicas de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento.

Pós-graduação Stricto Sensu, cursos de qualificação, inovação e transferência de tecnologia. Esses são alguns resultados do encontro entre representantes do Inmetro e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Brasília. O diálogo aconteceu entre o reitor da Uespi, o professor Evandro Alberto de Sousa, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito e o diretor de Planejamento do Inmetro, Maycon Danylo, atendendo ao convite do deputado federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano Neto.

Segundo o reitor, a parceria também prevê a realização de ações específicas de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento regional com atividades laboratoriais por meio de acreditação, conforme a orientação do Inmetro para a região.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal e está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e tem, entre os seus objetivos, fortalecer as empresas nacionais por meio do aumento da produtividade, além de adoção de medidas que visam a melhoria na qualidade e da segurança de produtos e serviços.

Para o presidente do Inmetro, Marcio André, a parceria, além de promover o desenvolvimento regional, oportuniza uma reparação histórica com a região, pois permite a transferência de tecnologia, apoio a inovação e o fortalecimento da pós-graduação com a descentralização de atividades técnicas regulamentadas em conformidade com selo do Inmetro.

O diretor de Planejamento, Maycon Danylo, destacou que essa parceria com a Uespi que vai trazer novas perspectivas para o Piauí, com vista ao desenvolvimento de tecnologia e até da execução de atividades de acreditação importantes para garantir a qualidade e o atestado de produtos regionais que possam ser certificados com o apoio dos laboratórios da Universidade Estadual por meio da transferência de tecnologia.

O reitor Evandro Alberto ressaltou a importância das parcerias para a Uespi e toda a sua comunidade, mas enfatizou que parcerias assim trazem resultados para todo o Estado. É a população do Piauí que ganha e pode aproveitar os resultados. “É uma excelente iniciativa do INMETRO firmar convênio ou acordo de cooperação para permitir a transferência de tecnologia entre o órgão e a nossa Uespi, que irão contribuir para o ensino, pesquisa e extensão. E não somente no ensino da graduação, como também na pós-graduação. É uma excelente oportunidade com o objetivo de desenvolver e integrar a região com as ações do Inmetro, fortalecendo a pesquisa e a inovação”, finalizou o reitor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.