Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o sétimo estado com mais quilombolas no Brasil

Essa foi a primeira vez que o IBGE realizou a pesquisa a respeito da população quilombola.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) os dados do censo 2022 referentes à população quilombola que reside no Brasil. De acordo com os dados, no Piauí, há 31.686 pessoas quilombolas, o que equivale a 0,97% da população do estado, residentes em 10.562 domicílios.

Além disso, foram identificados 494 territórios quilombolas oficialmente delimitados, que abrigavam 167.202 quilombolas. Dessa forma, apenas 12,6% da população quilombola residia em territórios oficialmente reconhecidos.

O estado com o maior número de pessoas quilombolas foi a Bahia, com 397.059 pessoas. Maranhão e Minas Gerais fecham os três primeiros colocados nesse ranking, com 269.074 e 135.310 pessoas quilombolas, respectivamente.

Essa foi a primeira vez que o censo do IBGE investigou esse recorte da população, que é integrante do que se chama de povos e comunidades tradicionais, reconhecidos pela Constituição Federal de 1988.

A investigação a respeito dessa população é importante para a criação de políticas públicas amparadas em dados consistentes e que sirvam efetivamente à população. "Com essa divulgação, o IBGE atende a uma demanda histórica da sociedade brasileira, dos órgãos governamentais e dos movimentos sociais. Conhecer o número de pessoas quilombolas e como elas se distribuem pelo país, no nível de municípios, vai orientar políticas públicas de habitação, ocupação, trabalho, geração de renda e regularização fundiária”, declarou Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE.

População quilombola em todo o Brasil

Em todo o país, são 1.327.802 pessoas quilombolas, o que equivale a 0,65% do total de habitantes. Foram identificados 473.970 domicílios onde residia pelo menos uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros.

Os dados do Censo 2022 também mostraram que a região Nordeste é a que concentra a maior parte da população quilombola, com 905.415 do total de quilombolas do país.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.