Fechar
GP1

Piauí

Secretário Chico Lucas demite policial civil por uso pessoal de veículo da Segurança

Segundo relatório de investigação, o policial também abastecia seu carro com combustível pago pela SSP.

Um agente da Polícia Civil do Piauí, identificado como Francisco das Chagas Modesto, foi expulso da instituição, sob acusação de ter cometido transgressão funcional, por fazer uso indevido, para fins pessoais, de um veículo pertencente a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). A portaria que oficializa a expulsão, assinada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, foi publicada no Diário Oficial do Piauí no dia 17 de julho.

Segundo relatório do Processo Administrativo Disciplinar instaurado para investigar o caso, Francisco das Chagas Modesto utilizava para fins pessoais uma motocicleta da Secretaria de Segurança, que deveria estar à disposição para serviço da Polícia Civil na cidade de Simplício Mendes. Além disso, segundo a investigação, o policial abastecia seu próprio carro com combustível pago pelo Estado.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Secretário de Segurança Chico Lucas
Portaria foi assinada pelo secretário de Segurança Chico Lucas

Ao analisar o relatório do processo, o secretário entendeu que havia um robusto conjunto probatório que demonstra que o servidor incorreu em transgressões disciplinares. “Verifica-se, após uma análise da dinâmica dos fatos ocorridos, que o servidor praticou as condutas descritas utilizando-se do cargo de policial, o que macula a instituição Polícia Civil e a dignidade da função policial, uma vez que o policial deve agir com probidade, discrição, moderação e respeito, o que foi inobservado pelo servidor processado, ao fazer uso indevido de viatura policial e abastecer de combustível, pago pela Secretaria de Segurança Pública, seu veículo particular”, consta na decisão assinada pelo secretário Chico Lucas.

Outro lado

Francisco das Chagas Modesto não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.